Unimed VTRP vai movimentar o centro de Venâncio nesta quarta-feira

Olá Jornal
abril11/ 2023

O Dia Mundial da Saúde é comemorado todos os anos em 07 de Abril. Porém, para que toda a região possa se mobilizar em busca dos bons hábitos, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) transformou Abril no Mês da Saúde, e preparou uma agenda com ações especiais em Venâncio Aires e outros seis municípios dos vales. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância de se movimentar. Venâncio é a primeira cidade do Vale do Rio Pardo a receber a ação, que acontece nesta quarta-feira, 12/04, a partir das 10h30.

Chamada de Blitz Mude1Hábito, a atividade acontece no centro, na Rua Oswaldo Aranha, com muita música, dança, presença do Mascote TumTum e atividades leves, para todos os públicos. O objetivo é dar o primeiro passo por uma vida com mais qualidade e se movimentar. Por isso, a ação será móvel, percorrendo as quadras da Oswaldo Aranha e convidando todos a participar da atividade em alusão ao Dia Mundial da Saúde.

“Estar bem de saúde vai muito além de buscar o peso adequado, sabemos disso. Para muitas pessoas, no entanto, a atividade física é o primeiro passo para uma vida com qualidade. A saúde é estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência da doença. Por isso, nosso convite à comunidade é para que inicie a jornada de mudança conosco, se movimentando mais, fazendo mais atividades físicas, mas que não pare por aí. O movimento é só o começo”, salienta o presidente da Unimed VTRP, médico Neori Gusson.

Além de Venâncio Aires, a Blitz Mude1Hábito de 2023 tem ações previstas para Teutônia, Taquari, Lajeado, Estrela, Encantado e Santa Cruz do Sul.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), cerca de 60,3% da população adulta de brasileiros apresenta excesso de peso e 25,9% é considerado obesa. São mais de 96 milhões de pessoas nesta condição. 

Para além de uma questão estética, são condições que aumentam o risco de doenças do coração, diabetes, hipertensão e câncer reduzindo a qualidade e a expectativa de vida. Um dos principais hábitos para vencer o sobrepeso e a obesidade é a atividade física frequente. Se somada a uma alimentação saudável e o cuidado com a saúde mental, as chances de conquistar uma rotina com mais qualidade são gigantes. 

AGENDA DO MÊS DA SAÚDE UNIMED 

Venâncio Aires | 12/abr

Teutônia | 14/abr

Taquari | 14/abr

Lajeado | 15/abr

Estrela | 15/abr

Encantado | 17/abr

Santa Cruz do Sul | 28/abr

CRÉDITO: AI Unimed RS

Olá Jornal