A unidade em São Mateus do Sul da Japan Tobacco International (JTI) obteve a Certificação Nature Positive pela metodologia LIFE, que reconhece o balanço positivo em biodiversidade das empresas. Durante o processo de auditoria, foram analisadas as práticas em conservação da biodiversidade implementadas para compensar os impactos negativos da operação da unidade de São Mateus do Sul, no Paraná. Com isso, essa filial da JTI se torna a primeira do setor do agronegócio no mundo a conquistar essa certificação.
A metodologia para a Certificação LIFE, desenvolvida pelo Instituto LIFE, analisa os efeitos positivos e negativos de uma empresa na natureza. Além do acompanhamento periódico de todas as ações de mitigação da unidade analisada, como implantação de uma estação de tratamento de água, reciclagem de todos os resíduos produzidos e economia de energia por meio de investimento em tecnologia de ponta, também é contabilizado todo o trabalho de conservação ambiental.
Para a conquista da certificação, foram analisadas todas as práticas da empresa para redução dos seus impactos. Na mensuração de mais impactos positivos e de mitigação, considerou-se o projeto Conexão Araucária, iniciativa que restaurou 335 hectares de mata atlântica no Paraná – em áreas de floresta com araucárias e campos naturais – por meio de uma ação em parceria a Sociedade de Proteção à Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), com produtores rurais e financiado pelo BNDES.
Hoje, a floresta com araucárias é o ecossistema mais degradado e o mais ameaçado de extinção no Brasil, com menos de 1% de áreas em bom estado de conservação. A pontuação gerada pela conservação da biodiversidade deste projeto permitiu comprovar que a unidade da JTI em São Mateus do Sul tem um balanço positivo em natureza de acordo com a Metodologia LIFE, ao compensar a pressão exercida pelo negócio na natureza. A pressão avaliada de acordo com essa metodologia considera a emissão de gases de efeito estufa e seu potencial de aquecimento global; a geração, a periculosidade e a destinação de resíduos; o consumo de água frente à disponibilidade deste recurso na região hidrográfica; a quantidade e impacto das fontes energéticas utilizadas; e o uso do solo frente à fragilidade da ecorregião.
“A Certificação Nature Positive pela metodologia LIFE reforça a importância de conservarmos a nossa biodiversidade. A JTI compreende o ecossistema em que está inserida e investe em soluções sustentáveis para alavancar o negócio, afinal, entendemos que cuidar dos nossos recursos naturais impulsiona também nossas operações, já que dependemos diretamente da natureza para produzir o nosso produto”, destaca Flavio Goulart, Diretor de Assuntos Corporativos & Comunicação da JTI.
A JTI se destaca por sua atuação alinhada aos pilares de ESG, que combina tradição com inovação. A companhia contribui também com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente, promovendo a sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor. Com processos estratégicos e sustentáveis, a empresa utiliza 31% de energia renovável, reduz 16% as emissões de CO 2 , garante em 23% a diminuição no consumo de água e tem 82% das embalagens de seus produtos recicláveis, entre outras iniciativas.
“Toda empresa depende dos recursos da biodiversidade. Reconhecer essa dependência e estar aberto à mensuração, à avaliação independente e ao reporte público é um sinal de maturidade do negócio frente às metas da agenda global de Negócios e Biodiversidade”, reforça Regiane Borsato, Diretora Executiva do Instituto LIFE.
Sobre a JTI
A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com
operações em mais de 130 países. Com sede global em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,5 mil colaboradores em nove Estados.
A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum e Camel, esta última também exportada para a Bolívia, assim como a marca LD. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo.
CRÉDITO: AI JTI