Turismo de Venâncio Aires avalia projeções para 2020

Olá Jornal
dezembro11/ 2019

Venâncio Aires está de olho nas tendências do turismo para o próximo ano. Alguns pontos ganham destaque, como turismo rural, gastronomia e passeios voltados à terceira idade. Com isso, o departamento de Turismo da Prefeitura, espera movimentar as rotas em 2020, com foco nas tendências apontadas também por levantamentos e pesquisas.

A atração de visitantes de fora do município é o caminho para garantir renda e envolvimento dos empreendedores rurais. Conforme a responsável pelo Departamento Municipal de Turismo, Angélica Diefenthäler, atualmente os empresários envolvidos com os passeios não possuem a renda exclusiva vindas do turismo. “Este é um desafio, porque a maioria são produtores rurais que possuem na agricultura a sua principal fonte de renda. As rotas turísticas e passeios acabam sendo uma alternativa de renda para os agricultores.”

Para incentivar os gestores a acompanharem as novidades do mercado turístico e construírem suas estratégias e planos municipais de turismo com base nas informações, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem divulgado tendências para o setor em 2020. Foram apontadas oito tendências de viagens para o próximo ano: Destinos Alternativos, Tecnologia como Facilitadora, Valorização da Calma, Experiência na íntegra, Destinos pet-friendly, Encontro de Gerações, Gastronomia local e Aventuras na melhor idade.

Segundo a Angélica, Venâncio tem destaque nos roteiros alternativos, experiências na íntegra com atividades rurais e a gastronomia local. “Estamos investindo na gastronomia a base de erva-mate que acaba atraindo as atenções para o Município que tem o Chimarrão como símbolo. Além disso, os passeios buscam garantir experiências na colheita e atividades nas propriedades. Isso tem gerado interesse nos roteiros do interior,” explica.

TERCEIRA IDADE
Outro foco de tendências para o turismo em 2020 são os grupos de terceira idade. Entretanto, o departamento responsável destaca que o município ainda possui o desafio da acessibilidade. “Estes passeios acabam ocorrendo na Rota do Chimarrão e Ervais, que são em regiões mais planas e que permitem maior contemplação. Na região serrana e na figueira ou mirante, a acessibilidade teria que ser melhorada,” argumenta.

PLANO MUNICIPAL
No próximo ano o departamento pretende atualizar o Plano Municipal de Turismo. A proposta é de avaliar e apontar caminhos para desenvolver o setor na cidade. “Queremos garantir o reconhecimento do chimarrão como o nosso patrimônio e pensar ações que possam ampliar as atividades no entorno deste produto e tradição do estado,” destaca Angélica.

Olá Jornal