Turismo como fonte de desenvolvimento para os Municípios

Olá Jornal
setembro18/ 2018

As gestões municipais buscam novas formas de desenvolver suas cidades e o turismo é visto, a cada dia mais, como um setor primordial para alavancar os Municípios. Ontem,17, um Seminário organizado pelo Ministério do Turismo debateu a importância do tema e detalhou o programa “Prodetur + Turismo”, que apoia setores públicos e privados em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Prefeito Giovane Wickert participou do primeiro dia do evento, ontem 17, que aconteceu em Canela, e como gestor da primeira cidade do Vale do Rio Pardo a conquistar o selo “+ Turismo” do Ministério e ainda como Presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) e da Agência Gaúcha dos Consórcios Públicos (AGCONP), falou sobre a importância do tema para o desenvolvimento.  “Temos uma riqueza muito grande em nossas mãos e que muitas vezes muitos prefeitos não utilizam que é o turismo. Muitos ainda não acordaram para este momento moderno que a gente vive onde podemos construir muito em conjunto aos consórcios, não somente pelos financiamentos conjuntos nacionais como internacionais como foi aprovado pelo Senado”.

Wickert destacou ainda os arranjos regionais e enfatizou a necessidade da união para desenvolver as regiões e não somente um ou outro Município. “É um novo capítulo, o turismo não é uma coisa isolada, Gramado está para Canela como Canela está para Gramado, um reforça o outro e é este movimento que cria sinergia.  São articulações como estas que fomentam este crescimento de todos. É preciso articulação e os gestores precisam se abrir para isso e buscar novos horizontes como o Prodetur, que é uma ferramenta de extrema importância para que possamos conseguir financiamentos e desenvolver nossas regiões”.

O Prodetur + Turismo é um programa que apoia as unidades da federação e o setor privado do turismo no acesso aos recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais. Com o programa é possível investir em projetos de estruturação do setor e alavancar o desenvolvimento das cidades e regiões. O Prodetur foi amplamente apresentado e debatido pelo Coordenador do Ministério do Turismo Eduardo Madeira e pelo Coordenador do BNDES Job Rodrigues. Após as explanações, que ocorreu no período da manhã, os técnicos realizaram encontros com os Municípios para tirar dúvidas e trocar ideias sobre projetos.

Wickert, que estava acompanhado da Secretária de Planejamento Jalila Heinemann, da Coordenadora de Turismo, Angélica Diefenthaler, da Coordenadora da Central de Projetos Marilini Petry e do Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Marcos Huttmann, esteve reunido com os técnicos e apresentou as demandas de Venâncio Aires. O grupo aproveitou para tirar dúvidas dos projetos e das possibilidades de acessar os financiamentos para frentes que buscam o desenvolvimento tanto do turismo da cidade quanto do interior.

O seminário terminou nesta terça-feira, 18, e ocorreu no Hotel Continental da Rede Encantos de Hotéis com organização do Ministério do Turismo com parceria da Prefeitura de Canela e ainda da AGCONP e CISVALE.

Olá Jornal