Tudo pronto para o domingo de eleições em Venâncio Aires

Olá Jornal
setembro30/ 2022

Encerrada a campanha eleitoral a expectativa é pelo resultado das urnas no domingo, 02 de outubro. Para garantir o voto dos mais de 53,6 mil eleitores de Venâncio Aires uma equipe com cerca de 800 mesários, voluntários e servidores estarão trabalhando junto com o cartório da 93ª Zona Eleitoral. Com quatro candidatos, a Capital do Chimarrão tem chance de eleger representantes nestas eleições gerais. Eleitores têm das 8h às 17h para registrar o voto nas 176 seções do município. A expectativa é de conhecer os resultados até as 21h.

Silvia Schirrmann (Podemos) busca vaga à Câmara Federal. Para uma das 55 cadeiras da Assembleia Legislativa, três nomes locais estão na corrida. Airton Artus (PDT), Celso Krämer (Podemos) e Giovane Wickert (PSB). Os postulantes a cargos políticos podem realizar ainda neste sábado caminhadas e entregar santinhos. Porém comícios estão proibidos.

Ao avaliar o processo deste ano, o promotor eleitoral da 93ª Zona, Fernando Butini, afirma que o pleito foi considerado tranquilo. Esta é a primeira vez que Butini atua nas eleições gerais. “Essa é sexta vez que estou como promotor eleitoral, mas é a primeira em eleições gerais, as outras foram municipais. Essa é uma eleição muito tranquila, tivemos algumas notificações pontuais, mas nada grave. Não tivemos nenhuma situação em que fosse necessário alguma ação maior por parte do MP. Ficamos com o poder de polícia, mas as ações acabam sendo concentradas no Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Alegre,” destaca.

FISCALIZAÇÃO
O caso mais pontual envolveu três outdoors em Venâncio Aires que tinham imagens do presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição, o que não é permitido por lei. “Nesta questão a legislação eleitoral não permite mais outdoors com cunho eleitoral. Por isso, encaminhamos ações solicitando a retirada dos materiais.”

Para o domingo de eleições, 02, o uso de celulares terá fiscalização maior no momento da votação. “O celular terá uma fiscalização maior, por determinações do TSE. Se utilizar o e-título, deixe o aparelho com o mesário. O eleitor precisa respeitar a regra, para evitar constrangimentos. Há mais tempo a presença do celular já era proibida, neste ano a fiscalização será maior. A votação é tão rápida, em um minuto e meio é possível registrar o voto, é uma orientação importante, para deixar o aparelho no carro ou em casa,” destaca.

JUSTIÇA
Para a juíza eleitoral da 93º Zona, Sandra Regina Moreira, o momento é de cumprimento da legislação. “A avaliação é que todos estão empenhados em cumprir a lei eleitoral e as campanhas estão sendo pautadas com base na lei. Houve algumas denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, mas na maioria dos casos não haviam irregularidades de fato. A minha atuação como juíza eleitoral em Venâncio tem sido positiva, todos preocupados em se informarem e concentrados em exercer o direito ao voto.”

Sandra já atuou nas eleições de 2018 como juíza eleitoral em outra cidade e durante os pleitos municipais. A magistrada também lembra do cuidado com o uso do celular no dia da votação. “É proibido o uso de celular na cabine de votação, quem se recusar a entregar ao mesário fica impedido de votar e será registrado em ata. Essa questão da proibição do celular sempre existiu, não é uma questão nova,” ressalta.

Sandra destaca também o papel dos mesários no domingo de eleições. “Desejo uma boa eleição para todos, especial agradecimento aos mesários que são escolhidos pelo juiz ou juíza eleitoral por serem pessoas capacitadas e idôneas que garantem a realização das eleições,” finaliza.

SANTINHOS
No dia das eleições, o tradicional derramamento de santinhos terá fiscalização. Nos últimos pleitos a prática tem diminuído. Próximos aos locais de campanha eram descartados inúmeros papéis de candidatos. “Não sejam flagrados entregando os santinhos no domingo por é crime. Não é no domingo que a entrega de santinhos vai mudar votos. É preciso consciência e também cuidado ambiental,” afirma Butini.

Olá Jornal