Três escolas estaduais de Venâncio Aires devem contar com Ensino Médio em turno integral neste ano

Olá Jornal
janeiro05/ 2024

A Secretaria Estadual de Educação publicou na última semana listagem de escolas de Ensino Médio que deverão contar com turno integral de atividades ao longo deste ano. Junto a listagem, o Governo do Estado direcionou R$ 100 milhões para investimentos nos educandários. Na área de cobertura da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ªCRE), serão 15 escolas com a modalidade voltada ao ensino médio. Destas, são três em Venâncio Aires. Estão incluídas no planejamento estadual a EEEM Wolfram Metzler, EEEM Crescer e a EEEM Mariante, de Vila Mariante.

Com essa nova etapa, serão neste ano 281 instituições de ensino com tempo integral. A Seduc afirma que a meta, neste momento, é ampliar a oferta para o Ensino Médio e também para os anos finais do Fundamental. O RS tem 2,3 mil escolas estaduais. O governo estabeleceu como meta transformar, até 2026, 50% das instituições de Ensino Médio da rede pública em tempo integral e atingir 25% de matrículas nessa modalidade.

Em 2022, somente 1% das escolas estaduais tinham Ensino Médio em tempo integral. Em 2023, com 85 instituições aderindo, o percentual passou para 10%. Para 2024, com 94 unidades aderindo à modalidade, serão 205 instituições de ensino e 18% da rede. Em 2023 não foram implantadas escolas de ensino médio com turno integral em Venâncio Aires.

Ensino Médio em Tempo Integral

A expansão do Ensino Médio em Tempo Integral é uma ação prioritária do governo do Estado. A iniciativa busca garantir novas oportunidades de aprendizagem e protagonismo a todos os jovens da rede de ensino. O novo modelo apresenta uma proposta pedagógica multidimensional, integrada às dinâmicas da atualidade e ao desenvolvimento das competências cognitivas socioemocionais.

FOTO: Gustavo Mansur/Secom

Com informações GZH e Seduc

Olá Jornal