Tradicional Pavilhão da Agroindústria Familiar marca presença na Fenachim

Olá Jornal
abril04/ 2024

Trazendo o que há de melhor da agroindústria familiar, o setor terá local de destaque na Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que acontece em maio, em Venâncio Aires. Espaço já tradicional, querido e reconhecido pelos visitantes da feira, o Pavilhão da Agroindústria Familiar irá disponibilizar uma diversidade de produtos, que em mais de 20 bancas terão desde alimentos, até flores e folhagens. Na gastronomia, destaque para produtos como melado, aipim, mel, embutidos de suínos e bovinos, ovos, queijos, licor e doce de leite. Outras atrações serão arte com porongo, além dos viveiros destinados a flores e folhagens, onde o público poderá encontrar mudas de erva-mate, assim como bromélias, orquídeas e suculentas.

Engenheiro agrônomo e chefe do escritório municipal da Emater de Venâncio Aires, Vicente João Fin destaca a qualidade dos produtos disponibilizados pelas agroindústrias. “Nós estamos muito bem servidos. É uma variedade interessante, com a procedência garantida pelo selo Sabor Gaúcho (certificação de produtos provenientes de estabelecimentos de produção artesanal) e que os frequentadores da Fenachim já conhecem. Os visitantes vêm para nos visitar”, constata. O presidente da festa, Vilmar de Oliveira, lembra que os agricultores familiares locais não pagam para participar da programação e, só na última edição, garantiram mais de R$ 100 mil em vendas. Oliveira também comemora mais um ano de parceria. “Essa é uma parceria exitosa que já perdura muitos anos e que sempre nos traz excelentes frutos. Que mais uma vez tenhamos uma grande Fenachim, com a forte presença da produção familiar, um dos locais mais visitados da festa”, comemora.

Em sua 17ª edição, a Fenachim acontece de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, e contará com uma ampla programação, que vai desde apresentações humorísticas e culturais, até grandes shows e destaques como rodeio, motocross e sunset reggae. Para essa edição, são esperados mais de cem mil visitantes. Realizada a cada dois anos, a Fenachim é a principal festa do município gaúcho, localizado entre as regiões do Vale do Rio Pardo e do Taquari. Só em 2022, reuniu 93 mil pessoas de diferentes estados e movimentou R$ 5 milhões em negócios.

CRÉDITO: AI FENACHIM

Olá Jornal