Sem atrasar a chegada prevista para às 22 horas do domingo (1º), o temporal em Venâncio Aires se confirmou no horário de início, mas teve amenizadas as projeções de ventos que poderiam chegar a 100 quilômetros, além de granizo e muita chuva. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Luciano Teixeira, a intensidade dos ventos mesmo que com rajadas fortes, ficaram em torno de 70 quilômetros e os índices de chuva, em média, de 40 milímetros, sem registros de granizo.
“Tivemos uma proteção extra neste evento climático, mas é preciso chamar a atenção para a precisão com que, cada vez mais, as projeções do tempo vão se confirmando. Tínhamos a previsão da entrada do tempo severo para em torno das 22 horas e isso se confirmou com exatidão, assim como ventos previstos que podiam ir de 70 a 100 km”, destacou Teixeira, alertando a comunidade para a importância de estarem atentos aos comunicados da Defesa Civil.
Desde a sexta-feira (29), a Defesa Civil de Venâncio Aires, monitorava de forma direta os estudos e alertas da Defesa Civil Estadual e já no sábado e domingo, passou a comunicar a população, através de redes sociais, aplicativos de mensagens e imprensa.
Através da Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, em Venâncio Aires, foram cinco registros de destelhamentos em casas, um de fio energizado caído na região central e ainda de uma árvore caída na região do Bairro Grão Pará. Ainda pela manhã, os transtornos ficam por conta da falta de energia elétrica e interrupções do abastecimento de água, em alguns pontos do município, tendo em vista problemas técnicos nos serviços, em razão do temporal.
CRÉDITO: AI PMVA