Em Venâncio Aires é possível garantir o registro de uma nova empresa em menos de um dia, para ser exato, em 17 horas já é possível ter os primeiros documentos oficiais de pessoa jurídica. Mas para garantir a abertura do negócio e utilizar os registros e demais licenças, em casos de baixo risco, são necessários um dia e 21 horas, em média. Este tempo é o melhor para o Município, em uma série histórica de acompanhamento que calcula o tempo para novos negócios serem criados e registrados no país.
O tempo médio leva em consideração diferentes categorias de empresas, que exigem variantes específicas. As empresas de baixo risco são as mais rápidas para formalização.
No território venâncio-airense é mais rápido vencer as etapas burocráticas para a abertura de novos negócios, do que nas cidades polos dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Em Santa Cruz do Sul são necessários um dia e 22 horas. Já em Lajeado são necessários dois dias.
A média estadual está mais baixa do que a registrada no município e nas cidades polo da região. No Rio Grande do Sul, o tempo médio para abertura de empresa em 2022 encerrou em um dia e 18 horas. Há casos de municípios em que é possível garantir o registro de empresas em meia hora, como na cidade de Coronel Pilar.
Os dados são acompanhados pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, com base nas informações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).
DESBUROCRATIZAÇÃO
Na avaliação da gerente regional do Sebrae, Liane Klein, a redução no tempo médio para abertura de empresa ocorreu de forma evolutiva, com ações buscando reduzir a burocracia. “Essa redução de tempo ocorre por diversos fatores, entre eles a digitalização de processos, lei de liberdade econômica, e políticas de estímulo para o empreendedorismo. Essas medidas ao longo dos últimos quatro anos ajudaram a reduzir o tempo para abertura dos novos negócios, o que acaba fomentando ainda mais a economia da região.”
A gestora destaca que Venâncio Aires tem se destacado com a implantação de serviços de apoio aos empreendedores, buscando agilizar a formalização de negócios. “A Central do Empreendedor de Venâncio Aires é uma referência e se soma às medidas que colaboram para agilizar a formalização de empresas. Ela conta com selo diamante, ou seja, a maior certificação concedida pelo trabalho feito na gestão de espaços para empreendedores. O local garante apoio para incentivar novos empreendimentos na cidade, facilitando os trâmites burocráticos,” avalia.
DESENVOLVIMENTO
Para Liane, a redução no tempo de espera para a abertura de empresas coloca a região em destaque. “A desburocratização dos processos para formalização de empresas garante evolução dos negócios e o desenvolvimento regional. Com novas empresas são geradas novas oportunidades de trabalho e renda. É fundamental otimizar os processos e facilitar os caminhos para os empreendedores,” destaca.