Solled apresenta soluções em energia solar para o agro na Expointer

Olá Jornal
setembro03/ 2022

A Solled Energia está na 45ª Expointer com soluções fotovoltaicas para o agronegócio, seja ele pequeno, médio ou grande. A empresa da região participa pela primeira vez do evento que já é recorde de público. Localizado próximo ao portão 09 do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na área de empresas de energia solar junto ao setor de máquinas, o estande demonstrativo de 460m² conta com carros elétricos, painéis solares, carregadores de celular e ainda um sistema de bombeamento por energia solar.

A coordenadora Estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e diretora da Solled Energia, Mara Schwengber, explica que a ideia é mostrar além do sistema tradicional de geração de energia conectada na rede para redução da conta de luz. “Eu também tenho outras soluções como o bombeamento solar que eu posso fazer numa área remota ou distante, onde eu não tenho ponto de conexão com a rede elétrica, eu posso estar bombeando água, ou para fazer um açude, ou para uma irrigação. Sem estar conectado na rede elétrica, apenas com inversor que eu consigo ligar ela numa bomba de água com as placas fotovoltaicas gerando energia”.

Para Mara, a proximidade com este público é importante para o momento do setor. “Para nós está sendo uma experiência maravilhosa porque o agronegócio vem crescendo muito. Quando a gente fala em energia fotovoltaica no RS, o agro é a segunda classe de consumo com maior quantidade de usinas instaladas, só perde para o residencial, então de fato é um público que tem necessidade de reduzir conta de energia, de soluções de energia para seu negócio e a gente está aqui para suprir essa necessidade”, afirma.

Como incremento das informações pertinentes aos setores, no estande aconteceram duas palestras gratuitas aos visitantes. De acordo com dados da Absolar, a geração fotovoltaica dentro do agronegócio segue em ritmo acelerado. Como exemplo disso, nos seis primeiros meses de 2021, os números apontavam para cerca de 43 mil sistemas instalados no campo. No mesmo período, em 2022, eles representam mais de 84,4 mil sistemas, contabilizando um crescimento de praticamente 100%.

Olá Jornal