Sicredi Vale do Rio Pardo incentiva a fundação de três novas cooperativas escolares

Olá Jornal
novembro24/ 2022

Com o intuito de estimular a liderança, cidadania, conhecimento, protagonismo juvenil e o empreendedorismo, a Sicredi Vale do Rio Pardo desenvolve o Programa Cooperativas Escolares desde 2016. Nos próximos dias, novas histórias começam a ser escritas com a fundação de mais três cooperativas escolares com incentivo da instituição. Trata-se das Cooperativas Escolares RioThal, do Colégio Estadual Monte Alverne, interior de Santa Cruz do Sul; GreenKops, da Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops, de Sinimbu; e Mar dos Sonhos, da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, no interior de Venâncio Aires.

As assembleias de fundação acontecem entre o fim de novembro e início de dezembro. Durante os encontros, os estudantes associados às cooperativas escolares apreciam e aprovam o Estatuto Social, apresentam a marca e o conceito, destacam o planejamento de ações para o próximo ano letivo, realizam a eleição dos membros do primeiro Conselho de Administração e Fiscal, bem como deliberam outros assuntos de interesse do quadro social. Com as três novas cooperativas escolares, a Sicredi Vale do Rio Pardo encerra o ano com 12 em funcionamento na sua base regional de atuação.

Conforme o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, o Programa Cooperativas Escolares surgiu para fazer a diferença na vida das pessoas na busca de um mundo melhor através de práticas de cooperação. “As cooperativas escolares reafirmam e fortalecem o movimento cooperativista. Os estudantes estão construindo um trabalho que promove a cooperação para um mundo mais próspero e fraterno, o que vai ao encontro dos princípios cooperativistas, no que acreditamos e trabalhamos para construir”, salienta Petry.

Para a assessora de programas sociais, Glaucia Cabral Moraes, a fundação de uma cooperativa escolar é um momento de muita intercooperação, liderança e protagonismo, onde estudantes são incentivados e mobilizados a fazerem a diferença no ambiente escolar e em suas comunidades. “Através de ações, planejamentos, aprendizados, trocas e muitas vivências entre todos os associados e parceiros da educação, eles demonstram que é possível a transformação de um mundo melhor”, destaca Glaucia.

Confira as datas de fundação das três novas cooperativas escolares:

Cooperativa Escolar RioThal
Colégio Estadual Monte Alverne – Santa Cruz do Sul
Data: Sexta-feira, 25 de novembro
Horário: 8h30
Local: Pavilhão da Comunidade Evangélica de Monte Alverne

Cooperativa Escolar GreenKops
Escola Estadual Ensino Médio Frederico Kops – Sinimbu
Data: Quinta-feira, 8 de dezembro
Horário: 8h30
Local: Escola Frederico Kops

Cooperativa Escolar Mar dos Sonhos
Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira – Venâncio Aires
Data: Sexta-feira, 9 de dezembro
Horário: 14h
Local: Escola Sebastião Jubal Junqueira

CRÉDITO: AI SICREDI/VRP

Olá Jornal