Sicredi Vale do Rio Pardo começa a receber inscrições de projetos para o Fundo Social

Olá Jornal
abril13/ 2022

Até o dia 30 de abril entidades da região podem inscrever projetos para captação de recursos por meio do Fundo Social da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo. O valor destinado este ano alcança R$ 740 mil. Ao todo 93 projetos já foram contemplados com recursos do fundo social da cooperativa na região. Em Venâncio Aires, desde a sua criação em 2019, 33 projetos já foram contemplados com recursos.

Conforme o presidente da Sicredi VRP, Heitor Petry, a entidade prioriza projetos voltados à transformação das pessoas. “Pensamos em projetos que possam melhorar a vida dos moradores da nossa região. Sejam em iniciativas sociais, ambientais, geração de renda ou de mobilização comunitária. O fundo tem um papel importante porque é o retorno social do nosso cooperado para a sua comunidade,” ressalta.

Após o período de inscrições, é feita uma avaliação do comitê local, composta por membros das agências do município, até o dia 15 de maio. A entrega dos recursos deve ocorrer até o dia 30 de maio. Já a prestação de contas dos projetos contemplados é realizada até o dia 20 de dezembro.

A participação é permitida a entidades sem fins lucrativos da área de abrangência da Cooperativa – CPMs de escolas, grupos comunitários, entidades assistenciais, organizações não governamentais (ONGs), entre outras. Cada entidade poderá encaminhar no máximo um projeto por ano, limitado à quantia de R$ 10 mil.

O coordenador de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antonio da Rocha, explica que os projetos apoiados serão avaliados, preferencialmente, a partir do vínculo a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), bem como sua relevância e o público atendido. De forma resumida, todos os projetos devem estar alinhados com os valores e princípios do cooperativismo. “Para este ano, vamos realizar uma rodada de workshops com as entidades do Fundo Social com o intuito de alinhar a construção dos projetos. Os encontros vão ser organizados com base em uma escuta de necessidades feita junto às entidades e também de questões pontuais verificadas pela nossa Cooperativa”, destaca o coordenador. Os principais objetivos dos encontros será estruturas os projetos, conhecer as ODS e fazer uma conexão com as entidades.

REQUISITOS
Para ter acesso ao Fundo Social, as entidades deverão seguir requisitos como: ser pessoa jurídica sem fins lucrativos; possuir inscrição no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas ativa a pelo menos um ano; situação regular junto à Receita Federal, Estadual e Municipal; provar a regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); inexistência de débitos perante à Justiça do Trabalho, mediante a apresentação da certidão negativa de débitos trabalhistas (CNDT); finalidade social que tenha relação com os projetos apoiados pela iniciativa; ser associada à Sicredi Vale do Rio Pardo até o último dia do exercício anterior; e estar com cadastro atualizado e adimplente junto à Cooperativa.

Olá Jornal