O setor industrial de Venâncio Aires tem garantido crescimento na geração de empregos no primeiro bimestre de 2022. As empresas do setor, puxadas pelo processamento de tabaco, registram crescimento geral de 28,19% no estoque de trabalhadores. No segmento de indústria de transformação, as fumageiras lideram o número de trabalhadores, e registram aumento de 138% no período.
O crescimento é apontado pela antecipação dos contratos na atual safra, já que há falta de tabaco no mercado, além dos problemas de embarque. Até fevereiro, o estoque de trabalhadores nas indústrias do fumo totalizava 3.689 empregados. Os dados são disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Empregos, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O setor de Metalurgia também registra aumento de 43,61% nas contratações até fevereiro. Atualmente o segmento conta com 596 trabalhadores contratados com carteira assinada. Na variação positiva de destaque no setor industrial venâncio-airense, estão os segmentos de preparação de couros e fabricação de calçados. O crescimento nas contratações é de 17,73% e no estoque de contratados estão 405 funcionários até fevereiro.
O segundo setor da economia local com maior crescimento de contratações no bimestre é o de Serviços, com 2,29%. O estoque atual de trabalhadores é de 4.068 no segmento. Já o de Construção, o crescimento é de 2,17% com 377 funcionários com carteira assinada.
O setor do Comércio registra queda de 0,06% nas contratações. O estoque de trabalhadores é de 3.261 com registro funcional. Já o setor da Agropecuária, o menor em número de trabalhadores, tem queda de 4,29%, com 67 colaboradores no estoque.
Atualmente o saldo de empregos em Venâncio Aires em 2022 é de 2.526 empregos criados. Atualmente, o município conta com 18.832 trabalhadores no estoque, aumento de 15,49% se comparado ao mesmo período de 2021.