Setor do vestuário acumula maior perda de empregos em Venâncio Aires ao longo do ano

Olá Jornal
dezembro09/ 2023

No acumulado de 2023 um dos principais segmentos na contratação de mão de obra em Venâncio Aires, acumula queda na empregabilidade. Entre janeiro e outubro o setor do Vestuário e Confecções, registram redução de 34,30%. O segmento acumula neste ano saldo negativo de 355 postos de trabalho perdidos. Atualmente, estão empregados nas indústrias do setor, 680 pessoas, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O resultado do estoque de trabalhadores é o pior em quatro anos.

Em 2022 as empresas do ramo fecharam o ano com 1.035 trabalhadores contratados, ocupando a quarta posição entre as principais indústrias em contratações. Já em 2021 foram 1.045 trabalhadores contratados na indústria do vestuário venâncio-airense. No ano anterior, eram 943 trabalhadores com carteira assinada nas empresas do ramo.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão, o resultado deste ano tem relação com o encerramento das atividades da Dass. A empresa anunciou em julho o encerramento das operações na unidade da Capital do Chimarrão. Na oportunidade, atuavam na empresa 342 funcionários. A filial do grupo foi implantada na cidade em 1987. Até o momento o espaço não foi ocupado por outra empresa.

“Estamos aguardando a empresa que iria se instalar na unidade da Dass. Foi a maior perda de empregos deste ano o encerramento da unidade de Venâncio no setor do Vestuário. Já no Calçados estamos no ritmo normal de contratações, com algum crescimento nas contratações no município,” explica o presidente do sindicato, João Emerson Dutra de Campos.

ESTADO
Em todo o estado, o setor do vestuário também acumula queda neste ano, de 2,31%, até setembro. O segmento ocupa a oitava posição entre os principais empregadores do Rio Grande do Sul. Entre janeiro a setembro, as empresas do ramo gaúchas fecham com 19.646 empregados contratados, ao longo do ano foram 7.678 admissões contra 8.142 desligamentos, resultando em saldo negativo de 464 vagas.

FOTO: Ari Dias/AEN

Olá Jornal