Sete agroindústrias de Venâncio Aires estarão no pavilhão da agricultura familiar da 21ª Expoagro Afubra

Olá Jornal
março17/ 2023

Um dos espaços com maior concentração de visitantes, tanto da área urbana como da rural, é o Pavilhão da Agricultura Familiar. O espaço apresenta diversos tipos de produções feitas pelas agroindústrias do Rio Grande do Sul. Neste ano o número de pontos de vendas é recorde, chegando a 216 unidades com comercialização de produtos. De Venâncio Aires sete empreendimentos estarão participando da feira que ocorre de 21 a 24 de março em Rio Pardo. A Embutidos Tangerinas, Bolachas Tia Leci, Agroindústria de Vegetais Sabores da Querência, Cutelaria G’Bohne e com a comercialização de mel os produtores Luciano Quintana e Edson Schwendler. Além disso, o Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas fará a comercialização de flores na área do pavilhão.

Conforme o coordenador da 21ª Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Dornelles, a organização busca diversificar o número de empreendimentos e produtos disponibilizados no pavilhão. “Recebemos mais de 300 inscrições de interessados, mas buscamos garantir uma maior diversificação de produtos disponibilizados na feira. Também queremos produtos feitos na região e em cidades do Rio Grande do Sul. Este é um dos espaços com maior movimentação, e que acabam gerando renda aos pequenos produtores rurais,” afirma.

O Pavilhão da Agricultura Familiar tem 3.480 metros quadrados e conta com sala de manipulação e higienização de alimentos e produtos, câmara fria, depósito e os banheiros para expositores e público visitante. A Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta pela Afubra, Seapdr, Emater/RS-Ascar e Fetag-RS.

VENDAS
A edição passada da Expoagro Afubra registrou números recordes nas vendas das agroindústrias. No total os expositores movimentaram R$ 1,49 milhão, aumento de 88% frente a edição de 2019. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), a Expoagro Afubra é a feira que mais vende por dia. A 20ª edição da feira, registrou incremento de 61% no número de visitantes, com 180 mil pessoas ao longo de quatro dias. A expectativa da organização é de manter este número para 2023.

FUTURO
Durante a coletiva de imprensa no lançamento da Expoagro Afubra, na última sexta-feira, 03, Dornelles destacou que o espaço destinado às agroindústrias, após a ampliação feita em 2020, conseguirá garantir estrutura para os próximos anos. “Temos uma área grande e estruturada para receber as agroindústrias no parque. O espaço recebeu ampliação em 2020, inaugurada de forma oficial na edição passada. Com essa área conseguimos atender de forma diversificada os empreendimentos da agricultura familiar.”

O gestor enalteceu o espaço que é um dos principais em circulação, e conta com infraestrutura diferenciada de climatização para melhor acolher os visitantes. Além disso, um cronograma de espera também é feito antes da feira, com a possibilidade de realocação de empresas, quando outra já comercializou a produção prevista para os quatro dias de feira.

Olá Jornal