Fortes áreas de instabilidade vão atuar nesta quinta-feira com chuva, localmente intensa, e com temporais que serão fortes em alguns pontos, no Uruguai e em províncias do Centro da Argentina como Entre Ríos, Santa Fé e Buenos Aires. A maior instabilidade no Rio Grande do Sul, porém, é esperada na sexta, quando uma frente fria vai avançar pelo estado no decorrer do dia com muitas nuvens e chuva. A chuva em diversas cidades pode ter pancadas fortes a localmente torrenciais e deverá ser acompanhada de raios e trovoadas.
Já nesta quinta não se pode afastar o risco de temporais isolados no Oeste e no Sul gaúcho, sobretudo à noite, mas a possibilidade maior de tempestades localizadas no estado será nesta sexta no avanço da frente fria pelo território gaúcho.
Há possibilidade de queda de granizo e há o risco de vendavais isolados. Uma vez que a frente fria será precedida por ar muito quente e com baixa pressão atmosférica, cresce o risco de tempo severo localizado, mas enfatizamos que serão ocorrências isoladas e não se antecipa tempo severo generalizado.
A tarde de quinta terá máximas ao redor ou acima de 30ºC na maioria das cidades gaúchas. São previstas máximas acima de 30ºC principalmente no Noroeste, Oeste e na Depressão Central, o que inclui o Centro do estado, os vales, a capital e a Grande Porto Alegre.
Com informações MetSul Meteorologia