Escola do Chimarrão inicia preparação para a 46ª Expointer

Olá Jornal
agosto17/ 2023

A Expointer inicia no próximo dia 26 de agosto, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A programação é a principal também na agenda de eventos da Escola do Chimarrão. A entidade, que tinha com Pedro Schwengber seu principal garoto propaganda, neste ano estará no evento estadual, sem o embaixador da bebida típica do Rio Grande do Sul. Pedrão, faleceu em maio deste ano. O novo presidente, Luís Fernando Rodrigues, trabalha na elaboração da equipe e nos preparativos para ocupar o galpão da escola.

O espaço é ponto de encontro de autoridades e visitantes, que conhecem os mais de 30 tipos, além de aprender a preparar a bebida símbolo do estado. O Galpão José Carlos Hass, sedia a estrutura da Escola do Chimarrão no parque, e possui 400 metros quadrados. Há mais de 20 anos a entidade participa das programações da Expointer. Conforme a equipe diretiva, pelo menos 12 pessoas devem se envolver nos trabalhos durante a feira.

“Estamos na captação de materiais para realizar o trabalho. A Expointer funciona em três momentos para a Escola, o planejamento, captação de recursos e execução dos serviços. Nosso trabalho começa bem antes do início das atividades da feira. Vamos participar também, já no dia 21 de agosto, da atividade que marca a chegada dos animais para exposição,” destaca Rodrigues.

Este será o primeiro grande evento da Escola do Chimarrão sem a participação do Pedrão. Com isso, a equipe prepara homenagens para marcar a memória do fundador do projeto. Entre as ações, estará em exposição um quadro pintado pelo artista Mauro Villarreal, com a imagem do idealizador da escola. “Esse material estará exposto no galpão da escola durante a Expointer. Teremos um local de homenagem ao Pedrão, com um espaço dedicado ao criador deste projeto tão importante para a cultura do Rio Grande do Sul,” comenta.

FEIRA 2023
A 46ª edição da Expointer foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 10. O evento ocorre de 26 de agosto a 03 de setembro. O setor de máquinas, que gera a maior parte do faturamento da Expointer, contará com 170 marcas presentes. Já os animais somam quase 53,5 mil inscritos. Um dos espaços mais procurados no evento, o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) apresentará um novo recorde de expositores. Serão 380 empreendimentos rurais presentes, de 174 municípios.

FOTO: Janine Nidermeyer

Olá Jornal