Semana de prevenção e luta contra o câncer bucal é instituída em Venâncio

A partir do projeto de lei de autoria do vereador André Puthin (PMDB), foi crida a ‘Semana de prevenção e luta contra o câncer bucal’ em Venâncio Aires. Palestras, atendimentos preventivos, exames diagnósticos, além de outras ações devem nortear a programação a ser realizada na semana do dia 31 de maio de cada ano, data em que é celebrado o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal.

Puthin, que é profissional da área odontológica, atenta para a necessidade da prevenção do câncer bucal, que, segundo ele, está entre os dez tipos de câncer mais frequentes da cabeça e pescoço da população.

Fatores como o envelhecimento da população, o aumento da expectativa de vida, a urbanização acelerada e novos hábitos de consumo, tem contribuído para o aumento da quantidade de casos da doença no Brasil e no mundo. “Somente em 2015, foram diagnosticados quase 15 mil casos de câncer bucal no Brasil , notadamente após os 50 anos de idade. Destes, mais de cinco mil vieram a óbito. Já no ano passado, segundo o INCA, o número aumentou para mais de 15.500”, lamenta o parlamentar.

De acordo com Puthin ainda nesta semana deverá se reunir com o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, para viabilizar a programação da primeira edição ainda neste mês. O vereador já adianta que há empresas e entidades da área afim de apoiar a iniciativa.

Durante a discussão do projeto, aprovado por unanimidade, vereadores aproveitaram para parabenizar a iniciativa de Puthin. Segundo o vereador suplente Valderindo Rech (PSD), “todos os projetos que tiverem na área da saúde e que preveem prevenção, são de grande valia, até financeiramente para o Município, pois representam economia”.

CÂNCER BUCAL

É a enfermidade do gênero que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengiva, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas) e assoalho (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Texto e foto: Vanessa Behling/AI Câmara de Vereadores

Guilherme Siebeneichler