Em pouco menos de uma semana o mundo celebra o Natal. O período também fomenta o aumento de clientes no comércio, para as compras de fim de ano. A partir desta quarta-feira, 18, os lojistas venâncio-airense atendem em horário especial. Neste ano não houve negociação entre sindicatos dos trabalhadores do setor e da patronal.
Entretanto, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva), sugere atendimento em horário estendido entre os dias 18 e 23 de dezembro. A proposta é de atendimento até as 21h, porém, cada empreendimento pode fazer o horário definido com os colaboradores. Já no sábado, 21, o comércio segue aberto até as 21h. No domingo, 22, a sugestão é de abertura das 17h às 22h. Na véspera de Natal, 24, a sugestão é de atendimento até as 17h.
A semana também será de aumento no fluxo de consumidores. O período das festas de fim de ano é apontado por entidades representativas do comércio e varejo, como a maior em vendas. Na região o crescimento deve ser superior a 5%. A projeção leva em consideração pesquisa feita pela Federação Varejista do RS, que fez um levantamento que aponta um ano de alta consistente nas vendas entre janeiro e setembro. Segundo o estudo, o comércio gaúcho experimenta, em 2024, o seu melhor desempenho em cinco anos, quando consideradas as variações do Comércio Varejista (7,50%) e do Varejo Ampliado (7,90%) em relação ao mesmo período do ano passado.
A projeção da entidade é de que a reta final do ano apresenta índices ainda positivos, mas estáveis, com pequena redução no ritmo do crescimento, a exemplo do que ocorreu nos anos anteriores. A Federação Varejista estima que o Varejo Ampliado deve ter variação de 6% no quarto trimestre, levando o acumulado do ano para 7,4% acima do registrado no ano passado. A perspectiva do levantamento é de que 2025 também será um ano positivo para o consumo no comércio no Rio Grande do Sul.
COMPRAS
A Fecomércio-RS aponta que o presente dos gaúchos terá custo médio de R$ 173,07 neste Natal. Entre os gêneros, os homens gastarão, em média, R$ 229,59 por item, e as mulheres, R$ 121,60. Os presentes mais citados – em pesquisa de consumo feita em novembro – foram vestuário (59,5%), brinquedos (36,8%) e calçados (23%). Também apareceram acessórios (15,7%) e perfumes e cosméticos (12,3%). A maioria dos consumidores (77,4%) planeja fazer suas compras em lojas localizadas nos centros das cidades. Compras pela internet foram mencionadas por 18,7%, com maior adesão entre a classe alta (30%).