Semana começa com sol no estado, mas frente fria deve trazer chuva a partir de quarta-feira

Olá Jornal
abril10/ 2023

O clima ensolarado que marcou o domingo de Páscoa na maior parte do Rio Grande do Sul vai se manter até o meio da semana, como tempo seco e temperaturas em elevação, principalmente à tarde em todas as regiões. Esse cenário só deverá mudar a partir de quarta-feira, 12, quando o avanço de uma frente fria deverá trazer a chuva de volta com possibilidade de ventos moderados e trovoadas. Temporais podem ocorrer na quinta-feira, 13, com o aumento da nebulosidade.

A primeira metade da semana se manterá com sol graças à entrada de uma massa de ar seco, que no domingo já predominou em praticamente todo o Estado. A partir de segunda essa combinação se repete com temperaturas baixas pela manhã, em torno de 17ºC, em Venâncio Aires, que prometem se elevar consideravelmente no período da tarde, podendo chegar próximo ou até superar os 30ºC.

Na quarta, o deslocamento da frente fria espalhará nuvens carregadas em todas as regiões, e se espera chuva desde a manhã. Conforme a Climatempo, podem ocorrer “ventanias moderadas, mar agitado e trovoadas”. Em Venâncio, a temperatura deve oscilar entre 19ºC e 32ºC, com risco de pancadas de chuva e trovoadas.

Na quinta, a chuva pode começar desde cedo de maneira mais fraca e se intensificar entre o final da manhã e o começo da tarde em todas as partes do Estado. Com o excesso de nebulosidade, as temperaturas ficam mais amenas principalmente no Litoral e na Serra. Podem ocorrer temporais inclusive na região central do estado. Em Venâncio o dia será de chuva, com marcas variando entre 17ºC e 22ºC.

Na sexta-feira, 14, as condições para chuva seguem em Venâncio Aires. As temperaturas variam entre 16ºC e 20ºC.

Olá Jornal