Diferente de muitos municípios brasileiros, que já declaram nível de atenção para a transmissão da dengue, Venâncio Aires não contabiliza casos positivos da doença até o dia 27 de janeiro. Os dados são atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde, com base nos dados do Sinan. Um caso ainda está em investigação na Capital do Chimarrão e outros três foram descartados. No Rio Grande do Sul já foram confirmados 117 casos de dengue até o dia 27. Outros 716 estão em investigação e 533 foram descartados.
O período do verão registra aumento nos casos da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti em todo o país. O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabiliza nesta segunda-feira (27) 21 mortes por dengue no país em 2025, dois terços das quais no estado de São Paulo, onde a secretaria estadual realiza campanha pela vacinação de públicos vulneráveis. A imunização tem tido baixa procura do público preferencial, composto por jovens de 10 a 14 anos. O acompanhamento mostra pouco mais de 139 mil casos prováveis de dengue registrados no país.
2024
Em 2024 Venâncio Aires contabilizou 2.303 casos positivos de dengue. Duas mortes foram registradas por complicações causadas pela doença. O ano passado foi o pior em números positivos da doença, desde 2015, quando iniciou a série de acompanhamento pela Secretaria Estadual de Saúde. A maior parte dos casos positivos envolveu o público feminino, representando 53,41%.