Segunda força de trabalho de Venâncio, setor metalúrgico mantém crescimento

Olá Jornal
abril21/ 2022

A força de trabalho dos metalúrgicos em Venâncio Aires ocupa a segunda posição na massa de trabalhadores do município. Neste 21 de abril é comemorado o Dia do Metalúrgico, importante profissional para o crescimento da indústria venâncio-airense. As empresas do setor, que engloba tanto fundição, produção de aparelhos, máquinas e equipamentos, concentram até fevereiro de 2022, 2.975 trabalhadores com carteira assinada. O setor fica atrás apenas da indústria de processamento de tabaco, que sozinha concentra 3.689 trabalhadores até o fim do primeiro bimestre. Tamanha força de mão de obra tem os seus desafios para o setor econômico.

A qualificação de mão de obra para atuação nas empresas do ramo é um deles. A vinda do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) para Venâncio Aires foi efetivada justamente para atender a demanda por qualificação profissional nas indústrias do polo metalúrgico da cidade. Conforme o diretor do campus local, Geovane Griesang, atualmente a instituição abre por ano duas turmas nos cursos técnicos em Eletromecânica e Refrigeração e Climatização.

“Para o curso de eletromecânica, que está ligado diretamente ao setor, a demanda é alta, temos quase dois candidatos por vaga. Essa qualificação possui ampla demanda no mercado de trabalho local,” explica. Já o curso de Refrigeração tem encontrado dificuldades para fechar turmas nos processos seletivos. “Estamos avaliando a oferta nos próximos anos, porque no último processo tivemos apenas metade das vagas preenchidas,” detalha Griesang.

Ainda na qualificação de mão de obra, os cursos voltados ao setor de tecnologia ganham espaço no campus do IFSul. Atualmente, o campus local conta com o primeiro curso superior, em Informática. “Este segmento está em expansão e é demanda também para as indústrias do setor metalúrgico do município,” comenta.

Exportações do polo metalmecânico aquecidas

Os negócios das empresas do polo metalmecânico de Venâncio Aires com o mercado internacional estão aquecidos. A comercialização de aparelhos para cozimento, refrigeradores, bombas para líquidos, fornos industriais, equipamentos para fabricação de alimentos e aquecedores residenciais, registram movimento positivo nas exportações de mercadorias. Juntos esses segmentos movimentaram entre janeiro e março mais de US$ 5,5 milhões.

Entre os principais produtos exportados a partir de empresas locais, neste ano, está o de aparelhos para aquecimento. Este segmento até março registrou crescimento de 210,2% nas vendas internacionais, movimentando US$ 2,84 milhões. Os produtos deste ramo de atividade representam 1,3% do total exportado por indústrias venâncio-airenses, sendo o terceiro principal item de exportação, atrás do tabaco em folhas (94%) e outros produtos de tabaco, talos e pós (2,9%).

A tendência é de registrar em 2022 crescimento histórico nas exportações das empresas do polo metalmecânico. Isso porque, ocorrem dificuldades nas importações de produtos e peças, em especial dos países asiáticos, o que acaba aquecendo os negócios das empresas locais. Aliado a isso, a oscilação do dólar pode colaborar com as vendas das empresas da Capital do Chimarrão para novos mercados no comércio global.

Olá Jornal