Secretaria municipal de Saúde planeja plantão pediátrico

Olá Jornal
julho06/ 2022

A tribuna da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 04, foi ocupada por representantes do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e da Secretaria Municipal de Saúde. A pauta foi a suspensão em julho dos atendimentos pediátricos para consultas particulares e por convênios. O assunto mobilizou as redes sociais no fim de semana, e pautou reunião entre familiares e parlamentares na parte da tarde. Durante as explicações sobre a situação, o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana (PDT), destacou que está nos planos da Administração Municipal a criação de um plantão pediátrico.

A proposta poderá ser direcionada ao novo Centro Materno Infantil ou para a Unidade de Pronto Atendimento. “Está nos planos do Município, assim que a situação dos demais casos de saúde normalizar, disponibilizar um pediatra para plantão nos fins de semana. Seja no Centro Materno Infantil ou na UPA, para utilização da estrutura já existente no espaço e dar suporte aos atendimentos,” destacou Quintana.

Além do direcionamento de recursos, a busca por profissionais especialistas na área também tem desafiado o poder público.

De forma prática, a direção da casa de saúde explicou a situação e destacou que o assunto será reavaliado no fim do mês. Os casos de emergência e urgência, após triagem da UPA, por meio do SUS, receberão atendimento em pediatria no hospital.

Buscando soluções para os atendimentos na rede particular, o secretário destacou que estão em contato junto à Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, para a criação de um sistema de atendimento para os conveniados na cidade. Junto a isso, os vereadores aprovaram Moção de Apelo, solicitando a oferta do serviço por meio da cooperativa.

O diretor do HSSM, Luís Fernando Siqueira, informou que para agosto a situação será reavaliada. “No final de julho iremos nos reunir para avaliar a situação para agosto. Há uma demanda superior para atendimentos em todo o hospital. Por isso, estamos preservando o atendimento dos casos mais graves, em pediatria, já em internação no hospital.”

O presidente da instituição, Juliano Angnes, também participou da tribuna e destacou o momento atual do hospital, frente ao déficit orçamentário. O gestor solicitou apoio dos vereadores na busca por recursos.

Olá Jornal