Secretaria municipal de Saúde inaugura oficialmente o CAPSi

Olá Jornal
novembro14/ 2018

Na tarde desta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPSi). O espaço funciona no local onde estava instalada a Casa de Acolhimento, na rua Sete de Setembro, esquina com a Ruperti Filho. O centro já atende desde o mês de julho, e conta com cerca de 120 pacientes. Os município de Passo do Sobrado, Mato Leitão e Vale Verde também possuem a unidade venâncio-airense como referência.

Antes, o município de Rio Pardo era a referência neste tipo de atendimento para Venâncio Aires. Em torno de 50 crianças e adolescentes precisavam se deslocar até a cidade para receber atendimento de saúde mental. Agora, a estrutura da Capital do Chimarrão garante o serviço para os jovens e crianças do município que necessitem de apoio psicológico, psiquiátrico e de assistência terapêutica.

Durante o ato solene, o secretário Ramon Schwengber (PSB) lembrou a importância do serviço em âmbito municipal para complementar a rede de atenção à saúde mental. “A importância deste serviço se deve não só pelo foca em atender crianças e adolescentes, mas também por que complemente a nossa rede de saúde pública.”

O prefeito de Venâncio, Giovane Wickert (PSB) também destacou o envolvimento político de lideranças estaduais para garantir o credenciamento do CAPSi. “Ninguém faz nada sozinho e por isso preciso destacar o papel fundamental do deputado Alceu Moreira (MDB) neste processo, na luta pelo credenciamento. Esta é uma causa conjunta e um serviço voltado para quem precisa de acompanhamento.”

CAPSi 

O objetivo do Caps Infantil é trabalhar com crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, com transtornos mentais graves e persistentes ou que fazem uso de álcool e outros tipos de drogas. A unidade integra os trabalhos do Centro Integrado Escola e Saúde (Cies). O custo operacional do CAPSi é de R$ 32 mil por mês, garantidos por meio do Ministério da Saúde.

 

Olá Jornal