Secretaria de Saúde alerta para o segundo foco da dengue de 2017

Janine Niedermeyer
março30/ 2017

Na manhã desta quinta-feira, 30, foi encontrado o segundo foco de Dengue em Venâncio Aires neste ano. O ponto fica situado no bairro Aviação e segundo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde todas as medidas de segurança, como delimitação em um raio de 300 metros e tratamento com larvicida já foram efetuadas.

Conforme o bioquímico e coordenador de endemias da secretaria, João Arthur Stahl, já havia alertado no mês de janeiro quando foi encontrado o primeiro foco, é necessário que a população esteja em alerta e que adote métodos de prevenção para evitar que o Aedes Aegypti se prolifere pelo município.

Stahl reforça o pedido de atenção, alertando que nesta época de calor, são necessários cuidados redobrados da população. Por isso a Secretaria de Saúde solicita que se mantenha uma rotina de cuidados como manter terrenos limpos, não deixar vasilhames com água acumulada exposta, descartar água acumulada, manutenção dos vasos de flores retirando a água ou colocando areia, trocar água no recipiente do animal doméstico de pouco em pouco tempo e limpar o recipiente.

O secretário de Saúde, Ramon Schwengber, apela para que o foco positivo do mosquito sirva de alerta para a necessidade do empenho de toda a comunidade no combate ao mosquito. As equipes da Secretaria de Saúde fazem um trabalho diário no mapeamento e na vistoria das armadilhas, no entanto, é preciso que cada um tenha a responsabilidade de cuidar de suas casas, pátios e terrenos.

Schwengber lembra que os agentes da Dengue visitam as casas e orientam a sociedade, mas o cuidado do portão para dentro é de cada um e por isso a Secretaria alerta sobre a necessidade de todo mundo entrar junto no combate ao mosquito.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires

Janine Niedermeyer