Secretaria de Meio Ambiente alerta para limpeza de terrenos baldios

Olá Jornal
outubro05/ 2023

A partir da segunda-feira, 16, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) intensificará o serviço de fiscalização de terrenos com vegetação alta. O trabalho, que é realizado durante o ano, é reforçado no período de setembro a março, em virtude do aumento da demanda. A ação ocorrerá em toda a área urbana do município.

As altas temperaturas favorecem a proliferação de vetores, como ratos, baratas e mosquitos, e o crescimento de ervas daninhas. De acordo com a fiscal ambiental, Carin Gomes, além de manter a cidade bonita e segura, a fiscalização busca evitar o surgimento do Aedes aegypti, transmissor da Dengue.

O secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, reforçou a importância dos proprietários ficarem atentos e fazerem a limpeza dos terrenos, para evitar uma possível notificação. “Anunciamos com antecedência para que os cidadãos possam averiguar os seus terrenos e colocá-los em dia, para que não ocorra uma notificação ou uma multa.”

Nos casos em que forem constatadas irregularidades, a Secretaria de Meio Ambiente emitirá notificações ou autos de infração em nome do proprietário do terreno. Os cidadãos reincidentes, que já foram notificados ao longo dos últimos 12 meses, receberão autuação em processo administrativo com aplicação de multa.

O valor da penalidade teve aumento e varia conforme o tamanho da área. Os terrenos considerados pequenos, de 363 metros quadrados, acarretam multa de R$ 716,06. Em casos de reincidência, o preço é dobrado.

Estratégias para manutenção dos terrenos:

Plantio de grama – a grama é uma vegetação rasteira, fácil de cortar e torna o ambiente mais bonito e harmônico;

Cercamento da área – desestimula o descarte de resíduos no local;

Monitoramento – estabelecer alguma frequência para visitar sua área e verificar se necessita de manutenção evitará uma possível notificação e/ou autuação.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal