Saúde Estadual debaterá com prefeituras exigência de prescrição médica para vacinar crianças

Olá Jornal
dezembro26/ 2021

Atualmente 13 Estados já declararam que não exigirão prescrição médica para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19. A decisão segue o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), contrário a intenção já divulgada pelo Ministério da Saúde de condicionar a imunização desse público à recomendação expressa de médicos. No Rio Grande do Sul, ainda não há uma posição definitiva da Secretaria Estadual da Saúde (SES) sobre o tema.

De acordo com a SES, a necessidade ou não da prescrição será discutida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes da Saúde do Estado e de municípios. Caberá ao colegiado a decisão de acatar ou não a recomendação do Ministério da Saúde. Segundo a assessoria da SES, integrantes da comissão já foram avisados sobre a necessidade dessa discussão, e o debate deve ocorrer assim que possível para a tomada de decisão. A expectativa é de que a conversa possa ocorrer até a primeira semana de janeiro, mas não há definição sobre data.

A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos com o medicamento da Pfizer para os menores foi autorizada em 16 de dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão de estado responsável pela palavra final em relação à liberação de vacinas.

Com informações GaúchaZH

Olá Jornal