Sartori recebe a pauta de reivindicações do Grito da Terra

Janine Niedermeyer
maio20/ 2016

O governador José Ivo Sartori recebeu nesta quinta-feira, 19, no Palácio Piratini, do presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, a pauta de reivindicações do 22º Grito da Terra Brasil, que neste ano tem como lema “Para nossa permanência no meio rural: terra, saúde, educação e previdência social”. Em Porto Alegre, as ações do Grito da Terra acontecerão no dia 31 de maio.

Sartori disse que o governo está aberto ao diálogo e destacou a forma como a entidade vem apresentando suas reivindicações, pelo entendimento, sem perder o equilíbrio. Ressaltou ainda que o momento atual exige uma outra maneira de governar.

Em âmbito estadual, a pauta inclui temas como a situação dos hospitais, os programas de fortalecimento da agricultura familiar, os investimentos em pesquisa para o campo, a manutenção e ampliação do Programa Troca Troca de Sementes, o acesso à terra e as ações para manter os jovens na área rural.

No encontro, ficou acertado que os dirigentes da Fetag vão se reunir na próxima terça-feira, 24, com representantes das secretarias do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; da Agricultura, Pecuária e Irrigação; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; da Educação e da Saúde para debater a pauta da entidade. Também estão programados encontros com as secretarias Geral de Governo e da Fazenda.

Participaram da audiência o secretário-Geral de Governo, Carlos Búrigo; o diretor do Departamento de Agricultura Familiar da SDR, Dionatan Tavares; o chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, João Seibel, o deputado estadual Elton Weber e o chefe do Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin.

Texto: Eliane Iensen / Secom RS

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Janine Niedermeyer