Safra de tabaco antecipada vai favorecer aumento da produção de soja e milho em grãos

Olá Jornal
setembro29/ 2022

A produção de grãos vai ser beneficiada com a antecipação da safra de tabaco. Os produtores que antes tinham no milho basicamente uma fonte de silagem, hoje veem esta cultura como fonte de renda. Junto com a soja, a produção do milho em grão é uma das apostas dos fumicultores neste novo ciclo produtivo.

Segundo o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, as lavouras de tabaco serão aproveitadas após a colheita para o plantio imediato de soja e milho. “Sem dúvida o plantio do cedo está trazendo um fumo de qualidade e, por outro lado, essa mesma área está disponível mais cedo para a produção de grãos e muitos produtores entram com soja principalmente os que têm terra plana onde é mais fácil fazer o plantio e depois a colheita”.

A área da resteva do tabaco cultivada com milho na última safra foi de 117.526 ha. A expectativa é que haja aumento na área plantada de grãos para este ano. “O que nós acreditamos somando as áreas dos produtores de tabaco, sem dúvida nenhuma. Ano após ano está aumento a área plantada de grãos, tanto faz se é milho ou é soja”, prevê Werner.

O plantio de milho é beneficiado pela antecipação somado as novas variedades de milho, não somente para grãos mas também para a silagem. “É possível o cultivo de grãos uma vez que temos o plantio mais cedo e tipos precoces de facilitam para o produtor. O próprio milho porque hoje tem variedades de milho que são precoces que ajudam a produção de grãos e também para a silagem que está muito difundido entre os produtores, principalmente os que têm a produção de leite”.

A área cultivada com tabaco nos três estados do Sul deve ser maior, chegando a 5%, passando de 246.590 ha da última safra para 258.919 ha. O tabaco está 85% plantado na microrregião de Venâncio Aires, formada por 65 municípios da região no tipo Virgínia. Já no tipo Burley são 10%. A região mais adiantada no plantio é Camaquã, com 90%, seguida por Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, com 85% cada uma, e Candelária com 82% no tipo Virgínia, 70% no Burley e 40% no Comum.

Olá Jornal