A safra brasileira de grãos, durante o ciclo 2015/2016, deve chegar a 188,1 milhões de toneladas. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 9, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Esse foi ainda o 11º levantamento feito para essa safra e, segundo a companhia, todo esse volume de grãos levou a um aumento de 0,6% da área plantada em comparação com o período anterior, totalizando 58,24 milhões de hectares.
A cultura da soja, que responde por 57,12% da área cultivada do País, permaneceu como principal responsável pelo aumento absoluto de área plantada. A estimativa é de crescimento de 3,6%, passando de 32 mil hectares cultivados em 2014/15 para 33,2 milhões na safra atual.
A segunda janela para a plantação de milho, que ficou conhecida como safrinha, segue fortalecendo a posição de principal período para o grão. Enquanto na primeira safra a área foi reduzida em 12,2%, para a segunda a expectativa é de aumento de 10,2%.
Produção agrícola por região
Já outro levantamento, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também foi divulgado nesta terça-feira, 9, divulgou dados semelhantes aos da Conab, com uma projeção de 189 milhões de toneladas.
Regionalmente, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou a seguinte distribuição: Centro-Oeste, 77,6 milhões de toneladas; Sul, 73,6 milhões de toneladas; Sudeste, 19,7 milhões de toneladas; Nordeste, 11,7 milhões de toneladas e Norte, 6,4 milhões de toneladas.
Fontes: Portal Brasil, com informações da Conab e do IBGE.
Foto – Jonas Oliveira/ANPr