Sábado será de sol e domingo tem alerta para temporais na região

Olá Jornal
abril06/ 2024

Um boletim divulgado pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, destaca a possibilidade de chuva forte e intensa, acompanhada de descargas elétricas, vento de até 80km/h e eventual queda de granizo na maior parte das regiões do Estado na virada de sábado para domingo. Isso ocorre devido a um deslocamento de uma área de baixa pressão atmosférica, que canaliza umidade do norte do país sobre o Estado e favorece o desenvolvimento de grandes e intensas áreas de instabilidades sobre o território gaúcho. A informação foi publicada nesta sexta-feira, 05.

O órgão alerta para o volume de chuva, que deve variar entre 50mm a 90mm/dia e que pode ocasionar rápidas elevações dos níveis em arroios, córregos, pequenos rios e regiões ribeirinhas, além de alagamentos pontuais nos perímetros urbanos. As regiões mais impactadas pela chuva são as Missões, a Região Central, a Região Metropolitana, os Vales e a Serra.

Na região do Vale do Rio Pardo, o sábado, 06, será de tempo firme e o sol, aparece com nebulosidade variada no Vale. Mas no decorrer da tarde ocorrem períodos de maior nebulosidade, devido a aproximação de instabilidades no Estado. No amanhecer pode ocorrer nevoeiro isolado. As temperaturas ficam amenas nas primeiras horas do dia, e bem agradáveis à tarde. As temperaturas variam entre 16ºC e 28ºC.

No domingo, 07, áreas de instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão atuam sobre o Estado. Por conta disso, o céu fica encoberto na região e ocorrem pancadas de chuva a qualquer momento e podem ser intensas, com volumes significativos e podem vir com temporais localizados, rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo.

Com o predomínio da nebulosidade, as temperaturas variam pouco ao longo do dia, ficando agradáveis. Há risco de altos volumes de chuva e rajadas de vento que podem trazer transtornos à população neste domingo. As marcas oscilam entre 18ºC e 25ºC. Na região o volume projetado alcança os 35mm.

Olá Jornal