A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) contabilizou 51 ocorrências relacionadas às eleições desde a manhã de sábado, 24, até as 19h deste domingo, 25, data do segundo turno das eleições presidenciais. Os dados foram divulgados pelo Gabinete Integrado de Monitoramento das Eleições e incluem diferentes tipos de crimes e irregularidades eleitorais registrados em municípios gaúchos.
Entre os registros, nove foram classificados como outros crimes eleitorais, ocorridos em Canoas, Capão da Canoa, Caçapava do Sul (dois casos), Guaíba, Lajeado, Passo Fundo, Porto Alegre e Tenente Portela.
A propaganda eleitoral irregular somou oito ocorrências, distribuídas entre Bom Retiro do Sul, Canoas, Gravataí, Muliterno, Rio Grande, São João do Polêsine, Tapes e Tramandaí.
Também foram contabilizados seis casos de desobediência às ordens da Justiça Eleitoral, nos municípios de Camaquã, Pelotas (dois registros), Santa Rosa, Sapucaia do Sul e Vacaria. A boca de urna teve seis ocorrências, em Eldorado do Sul, Gravataí, Igrejinha, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha.
Outras quatro ocorrências envolveram desordem que prejudicasse os trabalhos eleitorais, sendo duas em Guaíba, uma em Canoas e uma em Nova Petrópolis. Também foram registrados quatro casos de violação ou tentativa de violação do sigilo do voto, em Barão, Garibaldi, Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha.
Demais ocorrências
O balanço inclui ainda três registros de lesão corporal nos locais de votação ou apuração, dois em Pelotas e um em Porto Alegre. Houve também dois casos de dano físico proposital a equipamentos de votação, em Gravataí e Tapejara.
As demais ocorrências foram registradas nas seguintes categorias:
- Injúria ou difamação eleitoral: Barra do Ribeiro;
- Transporte ilegal de eleitores: Estrela;
- Furto em local de votação ou apuração: Porto Alegre;
- Material de campanha apreendido: Três Coroas;
- Acidente de trânsito: Canoas;
- Porte ilegal de arma de fogo em local de votação ou apuração: Caxias do Sul;
- Violência ou grave ameaça para obter voto ou abstenção: Erechim;
- Vias de fato em local de votação ou apuração: Porto Alegre;
- Concentração ilegal de eleitores: Palmeira das Missões.
O levantamento reúne ocorrências acompanhadas pelas forças de segurança durante o período eleitoral e contempla registros de diferentes naturezas, desde irregularidades de propaganda até situações envolvendo violência e o funcionamento dos locais de votação.
FOTO: Willian Oliveira
