Roteiros rurais de Venâncio Aires participam de evento com o Secretário Estadual de Turismo

Olá Jornal
março29/ 2023

Representantes da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturchim) e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Venâncio Aires, acompanharam na sexta-feira, 24, o 14º Seminário Regional Turismo Rural, realizado na 21ª Expoagro Afubra. O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Vilson Covatti (PP). Na oportunidade os membros de entidades ligadas ao turismo rural, não só de Venâncio, mas de outras regiões do estado, acompanharam as estratégias do Governo do Rio Grande do Sul para alavancar o setor nos próximos quatro anos.

Covatti destacou durante o encontro a projeção de investimentos feitos pela pasta para garantir aumento na participação do setor do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. Atualmente o setor concentra 4% das riquezas do Estado, e a meta é alcançar 8% nos próximos três anos.

“Esse aumento na participação na economia gaúcha representa bilhões em investimentos, e precisamos estar aliados aos projetos de desenvolvimento de novos roteiros turísticos. Portugal é uma referência em turismo rural, e estamos buscando as experiências portuguesas para aplicar no estado. O turismo rural precisa estar aliado à inovação. É uma economia de maior valor agregado e o Estado quer desenvolver o turismo rural. Será um eixo que pode impulsionar a economia do Rio Grande do Sul,” destaca Covatti.

RECURSOS
A Secretaria Estadual do Turismo prepara ações e chamadas públicas para direcionar recursos aos projetos já em andamento nas rotas turísticas. Atualmente a pasta conta com cerca de R$ 150 milhões para apoiar projetos de desenvolvimento dos polos turísticos do estado. Outra proposta para alavancar o turismo é a criação do Fundo de Participação Público-Privada do Turismo (PPP) para financiar investimentos no setor.

“Essa será uma forma de garantir investimentos nas rotas turísticas do estado, com participação da iniciativa privada. Temos modelos importantes neste contexto que podem ser replicados em outras regiões,” comenta o secretário.

O gestor cita como exemplo de parcerias com a iniciativa privada na concessão de parques na serra gaúcha, que garantiram recursos ao fundo estadual de turismo.

QUALIFICAÇÃO
Ainda na sexta-feira, foi assinada parceria entre o Sebrae, Sicredi, Senar e Aturvarp, para realização do projeto Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo. A iniciativa vai prestar consultoria para 40 empreendimentos turísticos de 14 municípios da região. A qualificação dos projetos, envolvendo empresas de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e agências de turismo, vai ocorrer de abril de 2023 a março de 2024, com a realização de visitas técnicas e consultoria de acordo com as necessidades de cada empresa.

Olá Jornal