Roteiro de visitas às empresas do município busca fomentar parceiras com o poder público local

Olá Jornal
julho26/ 2019

A Prefeitura de Venâncio Aires busca fomentar o diálogo com empresários locais para garantir parcerias nos negócios. Uma agenda semanal é dedicada a visitas nas empresas venâncio-airenses, buscando também identificar necessidades e formas de apoio do poder público. Na prática, além das políticas municipais de incentivo para ampliação dos negócios ou futuros investimentos, o Município se coloca à disposição para colaborar em projetos de infraestrutura.

A partir de uma destas visitas, um plano de pavimentação da ERS-244, em Linha Estrela em frente a Tabacos Marasca, começa a ganhar forma. A direção da empresa buscou junto ao Município suporte institucional para pavimentar o trecho que compreende a entrada da indústria. Segundo o secretário Nilson Lehmen (MDB) o Município fará os encaminhamentos legais junto ao Estado. “Já estamos protocolando junto ao Daer [Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens] o pedido para pavimentar aquele trecho, já que a obra será custeada pela própria empresa. Mas como se trata de uma via estadual é preciso autorização.”

Caberá a Administração Municipal encaminhar os protocolos e autorizações aos órgãos estaduais para garantir a pavimentação do trecho. “Esta é uma amostra do resultado das nossas visitas. Estamos buscando formas de parceria e este é um exemplo. O Município quer também destravar investimentos ou facilitar os encaminhamentos nos órgãos competentes,” destaca Lehmen.

Em contrapartida para o investimento da empresa, a Administração Municipal deve garantir diminuição em tributos municipais, ao longo de um período. Esta é uma das ações previstas na legislação “Venâncio Sem Fronteiras”, que estipula formas de incentivo às indústrias locais.

AGENDAS
A proposta do Município é de levar parte do poder público e representantes do primeiro escalão de forma mais aproximada aos empresários da cidade. Ao longo dos meses juntamente com o prefeito Giovane Wickert (PSB), secretários visitam empresários para ampliar o diálogo de discutir parcerias. Nestas visitas também são encaminhados ações de incentivo, tanto com o repasse de áreas, auxílio aluguel ou até mesmo intermediar demandas em órgãos estaduais ou federais.

Olá Jornal