Rosane da Rosa deixa Venâncio e é a nova secretária de saúde de Farroupilha

Guilherme Siebeneichler
janeiro13/ 2017

Depois de 21 anos como servidora pública de Venâncio Aires, a ex-secretária adjunta da saúde Rosane da Rosa assume a pasta no município de Farroupilha. Ela foi apresentada nesta sexta-feira, 13, pela manhã pelo prefeito Claiton Gonçalves que destacou a atuação dela em Venâncio. “A Rosane estará conosco trabalhando, dentro do escopo proposto para as demais secretarias, com plano de metas, estabelecendo gestão e produção. Ela se propôs a estar sujeita a esse tipo de cobrança e agora trabalhará conosco. Tu és muito bem-vinda à cidade, tens pela frente grandes desafios à altura da tua capacidade”.

Oportunidade

Rosane explica que o convite partiu do prefeito Claiton baseado no conhecimento técnico a partir do trabalho realizado na secretaria. Apesar de não ter nenhuma relação com a cidade da serra, muito menos com o novo chefe, o desempenho da servidora em Venâncio na intervenção do hospital e na implantação da UPA, por exemplo, chegou até regiões mais distantes e fez com que fosse convidada a comandar a secretaria de Farroupilha. “Não nos conhecíamos, mas a receptividade foi muito boa, me receberam muito bem. A gente vai encarar o desafio com toda a equipe, sempre primando pelo trabalho coletivo”, destaca Rosane.

Desafio

Em Farroupilha, a filha de Venâncio Aires terá como desafio desenvolver ações já realizadas na cidade natal. “Temos muito por fazer. Há dificuldades com o hospital principalmente financeiras, temos a UPA que está pronta e precisa ser colocada em funcionamento implantada e várias outras demandas que podemos estar implantando aqui também”, explica.

A nova secretária afirma que vai atuar para resolver as demandas que hoje são urgentes, mas também para buscar novas fontes de recursos, que devem ajudar o município. A gestora chama atenção que o município tem uma rede informatizada, e isso mostra a inteligência do governo, em apostar nesses sistemas.

Atuação

Rosane foi cedida pelo município de Venâncio Aires para a cidade de Farroupilha por meio de convênio entre as prefeituras. A nova secretária vai fixar residência na serra e deve visitar a família aos fins de semana. Servidora de carreira, atuou em cargos de chefia em todos os governos sendo que no de Airton Artus ocupou a função de secretária adjunta por oito anos, período no qual filiou-se pela primeira vez a um partido, o PDT.

“Quero agradecer muito o trabalho em equipe na secretaria de Venâncio, ao apoio de todas as administrações principalmente no governo Airton porque isso ficou marcado como crescimento pessoal e profissional. Agradecer a jornada com disponibilidade conquistar todos esses serviços, somente possível pelo trabalho coletivo”.

Rosane também passa a ocupar, desde esta quinta-feira, 12, o cargo de 1ª Secretária do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS).

Guilherme Siebeneichler