Reuniões preparam debates para a COP7 na Índia

Guilherme Siebeneichler
setembro28/ 2016

Faltam menos de 40 dias para a 7ª Conferência das Partes (COP7) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que  ocorre neste ano na Índia, entre os dias 07 e 12 de novembro. O jornalismo do Olá estará acompanhando todos os detalhes, em cobertura internacional. Neste espaço o leitor já conhece temas que estarão em debate e medidas prévias que poderão ser adotadas para diminuir o consumo de cigarros no planeta. 

PREPARAÇÃO

A Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ) terá reunião preparatória para a COP7. Será realizado um seminário aberto às organizações interessadas no tema no dia 10 de outubro de 2016, das 9h30 às 12h30, na sede da Organização Panamericana da Saúde em Brasília. O objetivo do encontro é permitir que as organizações se manifestem e apresentem contribuições sobre os documentos de pauta da próxima edição da conferência.

A Conicq é responsável por articular a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil. São os seus membros que organizam as ações e discutem com o governo as medidas convencionadas para o controle do tabagismo em território nacional. A equipe do Olá Jornal participa das discussões preparatórias na Capital Federal.

CONFERÊNCIA

Na última semana o Secretariado da Convenção esteve reunido com a Missão Permanente – grupo que discute o tratado formado por países que ratificaram a convenção – informações sobre a próxima Conferência das Partes. Entre as novidades para este ano está a criação de um espaço de exposição para que entidades ligadas ao controle do tabagismo apresentarem projetos. O objetivo é de promover a cooperação internacional sobre o tema entre os 180 países que assinaram o protocolo.

Na oportunidade também foi apresentada a agenda prévia do evento mundial, bem como, as regras para os participantes da conferência, como as credenciais para delegados e imprensa. O evento preparatório foi realizado em Genebra, na Suíça.

FOTO: Divulgação/ OMS

Guilherme Siebeneichler