Relatório aponta que 94,4% dos alunos da rede pública de Venâncio saem da escola sem aprendizado adequado de matemática

Olá Jornal
abril24/ 2023

A Secretaria Estadual de Educação divulgou o resultado da avaliação escolar das escolas públicas, estaduais e municipais. No 3º ano do Ensino Médio, o último antes de sair da escola, 94,4% dos alunos venâncio-airenses têm desempenho abaixo do esperado em matemática. Em português esse indicador mostra que 66,2% não tiveram desempenho satisfatório. Os dados levam em consideração os resultados de 305 avaliações aplicadas na rede estadual de ensino neste nível, uma vez que o Município não conta com ensino médio. A previsão era de aplicar 402 provas nesta etapa de escolaridade.

Ao avaliar o último ano do Ensino Fundamental, na rede municipal, 81,4% dos estudantes não alcançaram nível adequado na matemática, enquanto que 60,2% ficaram em aprendizado básico ou abaixo, em português. Segundo o levantamento do Governo Estadual, foram 151 avaliações realizadas no 9º Ano do Fundamental na rede municipal de ensino. Estavam previstas a aplicação de 192 avaliações, porém, houve alunos ausentes nos dias da prova.

Os resultados foram obtidos através de provas feitas com 3,8 mil estudantes da rede pública pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) de 2022. Deste total, foram avaliados estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º do Ensino Médio. sendo 1.335 de escolas do município e 2.498 da rede estadual.

Além de projetar futuras políticas públicas, os dados vão ajudar a definir como o governo do Rio Grande do Sul vai distribuir o dinheiro do ICMS, já que a qualidade da educação pública vai ser um dos critérios para a divisão de recursos a partir do ano que vem.

ESTADO
Em nível estadual, o percentual de alunos que têm o desempenho abaixo do esperado em matemática, no 3º ano do Ensino Médio, é de 96% dos alunos, e 73% sabem apenas o básico ou menos do que isso em língua portuguesa.

O desempenho dos alunos no 2º e no 5º ano foi razoável, aponta o relatório. A situação piora no 9º ano, quando 70% dos alunos têm desempenho abaixo do básico em língua portuguesa. Em matemática, o percentual chega a 87%.

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