Rede municipal de ensino encerra atividades do ano nesta semana

Olá Jornal
dezembro18/ 2023

Ao longo desta semana, as 33 escolas que integram a rede municipal de ensino de Venâncio Aires encerram suas atividades do ano letivo 2023. Na quarta-feira (20), os estudantes do Ensino Fundamental entram em férias e na sexta-feira (22) é a vez dos alunos da Educação Infantil. Os educandários totalizam 5.040 alunos.

Na avaliação do secretário de Educação, Emerson Henrique, o ano letivo de 2023 envolveu através da proposta da aprendizagem norteada pela pesquisa. “Alcançamos destaques para além do município e prova disso foram conquistas na Mostratec, nas Feiras de Ciências da Unisc e da Univates, participação na Movaci do IFSul, na Expoagro através da Mostra Científica nas etapas regionais e sul-brasileira. Além disso, nossas escolas estiveram sempre muito atuantes em propostas de diferentes setores da sociedade”, destaca ele.

Conforme a coordenadora pedagógica da secretaria, Juliane Weiss Niedermayer, a formação continuada para os professores foi mantida com diferencial de promover uma abordagem direcionada para a área de atuação dos profissionais. “Mantivemos também os investimentos em tecnologia, com nossos clubes de robótica e a formação de professores também para essa área”, lembra a professora. Outro momento muito significativo na rede, conforme a coordenadora, são as Mostras internas de pesquisa, onde a escola apresenta para sua comunidade as pesquisas realizadas, desde as turmas de Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental e a Educação para Jovens e Adultos.

Entre os destaques do ano, o secretário de Educação reforça a formação de todos os nossos profissionais na capacitação em primeiros socorros, atendendo ao disposto na Lei Lucas. “Foi algo inédito no município e na região. Com as instruções da equipe do Samu, nossos profissionais podem ajudar com mais segurança as prestar os primeiros e muitas vezes, decisivos atendimentos em casos de acidentes nas escolas”, enfatiza Emerson.

“Importante também lembrar do quanto foi efetiva a presença do nosso Centro Integrado em Educação e Saúde – Cies, o quanto o trabalho multiprofissional da equipe tem cada vez mais se caracterizado essencial para o processo de ensino e aprendizagem”, considera o secretário. “Venâncio Aires através da rede municipal de educação também teve importante participação em um evento da Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, compartilhando sua prática na temática afro indígena, naquele evento tivemos em torno de mil participantes”, acrescenta Henrique.

2024

Mas se o clima é de férias para as escolas, a secretaria municipal de Educação já tem projetado grande parte das atividades para o próximo ano. “Pensando em 2024, sabemos que é muito importante perceber a necessidade que a rede demanda, assim como manter ações que vem se demonstrando efetivas”, adianta o secretário Emerson Elói Henrique. A retomada começa nas escolas de Educação Infantil, no dia 05 de fevereiro para as turmas do Nível IA, Nível IB, Nível II e Nível III. No dia 21 de fevereiro começa o novo ano letivo para as turmas do Pré A e Pré B. Nas escolas de Ensino Fundamental, o retorno para os professores é dia 16 de fevereiro e para os estudantes, dia 21.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal