Rede estadual prepara volta presencial para todos os estudantes

Olá Jornal
julho17/ 2021

O retorno das férias de inverno no início do próximo mês nas escolas estaduais será de novidade. Desde o início das atividades deste ano, os estudantes tinham a opção de continuar acompanhando as aulas de forma remota ou presencial. Entretanto, a partir de agosto, a proposta da Secretaria Estadual de Educação é de garantir a participação dos alunos da rede pública do Estado nas atividades presenciais.

Seguirão os protocolos de distanciamento entre classes e grupos, porém, segundo o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ªCRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura a presença dos estudantes em sala de aula deverá ocorrer. “O modelo híbrido segue, porém queremos que os alunos retornem para dentro da escola. Não com as turmas 100%, mas seguindo os decretos e modelos sanitários. Há condições para isso e todo aparato dos educandários foi adaptado para a retomada das aulas presenciais.”

Na prática, a secretaria quer a presença dos alunos no ambiente escolar, buscando melhorar os indicadores pedagógicos. “Temos casos de alunos, especialmente do Ensino Médio, que não estão participando das atividades online, nem de forma presencial. Queremos que esse alunos retomem as aulas dentro das escolas, seguindo com as atividades nas plataformas online, porém, é preciso registrar a participação dos alunos pelo menos alguns dias da semana,” explica.

METADE
Segundo projeção da 6ª CRE, em Venâncio Aires, na rede estadual, as turmas de Ensino Médio estão registrando, em média, 50% de participação dos alunos nas aulas presenciais. “Precisamos ampliar esta participação, especialmente nestas turmas que estão concluindo o processo de aprendizagem,” destaca.

BUSCA ATIVA
O que antes era chamado de evasão escolar, agora está intitulado de Busca Ativa. A medida é o resgate de estudantes que não estão realizando atividades. A regra atual contabiliza a não entrega de cinco atividades consecutivas ou 10 parciais. Nestes casos, os alunos são incluídos no processo de resgate para garantir a conclusão do ensino. Entram neste trabalho também as direções de escolas, o Conselho Tutelar e o Ministério Público. “Este é um desafio muito grande, precisamos buscar o suporte das famílias e garantir a participação dos estudantes nas atividades, na tentativa de evitar abandono do ensino,” explica Moura.

Atualmente em Venâncio Aires estão em funcionamento 22 escolas estaduais, que juntas possuem matriculados mais de 5.352 alunos. As maiores estão na área central do município, Cônego Albino Juchen (CAJ) e Monte das Tabocas.

QUARTO ANO
Diante das perdas de aprendizagem ocorridas ao longo de quase três semestres longe das salas de aula, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estuda a criação de um quarto ano do Ensino Médio em 2022. Segundo a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, a principal preocupação é, de fato, com os alunos que hoje estão no terceiro ano e terão pouco tempo para recuperar o que deixaram de aprender neste período.

Olá Jornal