Recomeços: Albergue como impulso para nova vida

Olá Jornal
abril10/ 2019

O poeta gaúcho Mário Barbará deu visibilidade ao que chamou de “pingentes da capital”. Em sua obra mais famosa, “Desgarrados”, Barbará descreveu a invisibilidade das pessoas em situação de rua da Capital dos Gaúchos. Na terra do Chimarrão, a situação não é diferente. Muitas pessoas com revés na vida caminham “desgarrados” pelas áreas urbanas e algumas buscam ter algo para se “agarrar” e assim recomeçar.

É o caso do Clédio Rogério Posselt, que aos 48 anos, encontrou no Albergue Municipal o impulso que precisava para buscar uma nova vida. Abrigado na instituição desde janeiro, o mecânico de manutenção quer se restabelecer e nunca mais ter que voltar a morar pelas ruas da Capital do Chimarrão.

Venâncio-airense de Linha Cachoeira Baixa, Posselt encontrou no conforto dos Coordenadores do Albergue, Darcy dos Santos e Sulverina Rodrigues dos Santos, o apoio para retomar os estudos. Aluno na Escola Estadual Monte das Tabocas, ele faz o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio e já projeta uma faculdade. “Apesar de ter profissão e curso do Senai o estudo é muito importante porque sem o Ensino Médio as empresas não empregam. Quero estudar para conseguir um novo emprego e quem sabe fazer uma faculdade”.

Os cadernos e os estudos são analisados por Sulverina, que garante que o estudante está aplicado e focado em finalizar o EJA que vai até o ano que vem. “Dos mais de 30 alunos que começaram na minha turma restam agora pouco mais de 15, mas eu vou continuar a estudar para conquistar um emprego e retomar a minha vida”, observou Posselt.

Além de se agarrar na oportunidade do estudo, Posselt quer recomeçar a vida conquistando não só um novo emprego, mas também uma casa e a convivência com a família e as filhas, mesmo que a distância já que uma delas mora na Austrália. “Ela foi estudar inglês quer ser aeromoça. Preciso me modernizar para pelo menos ter contato com ela via internet”, conta orgulhoso.

Albergue

Inaugurado em agosto de 2017 o local funciona na Júlio de Castilhos bem na área central. Mais de 200 pessoas já passaram pelo local, conforme o Secretário de Desenvolvimento Social Arnildo Câmara. Para acessar o serviço que é oferecido pelo Município é preciso seguir regras da casa, como chegar antes das 20h e não faltar nenhuma noite. No local os albergados têm a disposição itens de higiene pessoal, comida, cama e roupas limpas.

O Gestor afirma que nestes quase dois anos de funcionamento muitos já foram os passantes que se reabilitaram com ajuda de toda a rede como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), as unidades de saúde, o FGTA/SINE. “Eles recebem apoio total da Secretaria, auxiliamos no encaminhamento de documentos, na reabilitação e no processo de reaproximação com as famílias e a busca por uma oportunidade de emprego. Sabemos que é difícil para eles, mas e é importante que eles recebam impulso para se levantarem e mudarem sua situação e nós somos este apoio”.

Casos Inusitados

No início deste mês o Albergue recebeu uma senhora de 81 anos. Levada pela Brigada Militar, a idosa que estava de aniversário um dia depois de desembarcar de Porto Alegre em Venâncio Aires veio à Capital do Chimarrão em busca de visitar o ex-Prefeito Salvador Stein Goulart. Perdida na Praça da Matriz, passado das 20h, ela procurava o ônibus para retornar sem entender porque as ruas não eram mais de terra e nem haviam os “carros de bois” que ela queria pegar para visitar o político. A senhora ficou abrigada no Albergue até o outro dia quando a Secretaria fez contato com o Governo de Porto Alegre e localizou a família. Ela foi levada de volta à Capital com acompanhamento de uma assistente social do Município.

Saiba mais sobre esta pauta em nossa Fanpage onde há um vídeo com Posselt!

Link da música de Barbará – https://www.youtube.com/watch?v=nUje5umLkVg 

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

FOTO: Leandro Osório 

Olá Jornal