Receitas com produção de mel em Venâncio registram aumento histórico

Olá Jornal
dezembro08/ 2021

A venda de mel em Venâncio Aires registrou em 2021 um aumento histórico, alcançando crescimento de 932,14% se comparado ao ano anterior. Os negócios com este tipo de produção agrícola renderam neste ano, segundo dados parciais do Valor Bruto de Produção Agrícola (VBPA) divulgados pelo escritório local da Emater/Ascar, R$ 6.389.612,19. O volume fez crescer também a participação em percentual, o que antes (2020) representava 0,21%, saltou para 1,91% em 2021 no total de riquezas geradas pelo setor primário municipal. No ano passado, o mel gerou R$ 619,8 mil.

Segundo o engenheiro agrônomo e chefe do escritório da Emater, Vicente Fin, o crescimento acentuado se deve a venda de mel produzido em Venâncio Aires, mas direcionado para entrepostos de Santa Catarina, que fazem a rotulagem e comercialização.

Fin explica que Venâncio Aires registrou a criação de novas casas de mel para encaminhar a produção ao estado vizinho. “Os produtores se especializam em fazer a extração das caixas de abelhas para encaminhar aos entrepostos catarinenses. É tendência que estes negócios aumentem nos próximos anos.”

Santa Catarina está em cenário de destaque na apicultura, pela exportação e a produção global de mel para o mercado. O Estado costuma ficar entre o terceiro ou quarto maior produtor de mel do Brasil e a produção já foi classificada seis vezes entre as melhores do mundo.

FORÇA DO SETOR
Atualmente 109 famílias estão envolvidas na produção de mel em Venâncio, entretanto, apenas 43 produtores fazem a venda comercial. O Município conta com três casas de mel, ligadas a agroindústrias familiares, que fazem a comercialização com selo da Associação Venâncio-airense de Apicultores (AVA).

“Em Venâncio Aires alguns produtores registram até 50 kg de coleta por caixa no ano, média bem acima do registrado em outras regiões do estado. Entretanto, de forma geral, a produção da apicultura local tem média de produção de 25 kg por unidade de produção,” destaca Vicente Fin.

PRODUÇÃO
A produção de mel em Venâncio Aires neste ano deve fechar em 129,25 toneladas. O resultado coloca o município em cenário de destaque na produção entre as cidades gaúchas. Desde 2014, a Capital do Chimarrão está na lista das 10 maiores produtoras de mel do Rio Grande do Sul.

SUL
A região Sul do país lidera a produção nacional, com dois terços do mel colocado no mercado externo e exportado principalmente para os Estados Unidos e a Europa. O Paraná é responsável por cerca de 15% de toda a produção. Na sequência estão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, São Paulo e Minas Gerais. Para 2021, a expectativa é de elevação ainda mais considerável da produção e do consumo, especialmente pelo aumento do número de produtores e de melhores condições climáticas. Neste ano, a estiagem que afetou a maioria das regiões foi um dos obstáculos enfrentados pelos apicultores.

FOTO: Divulgação/Embrapa

Olá Jornal