Reajuste dos servidores municipais de Venâncio pauta assembleia extraordinária nesta quinta

Olá Jornal
outubro19/ 2022

O Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires abre as rodadas de negociações salariais da categoria. Nesta quinta-feira, 20, será realizada assembleia extraordinária na Câmara de Vereadores, a partir das 18h30min. Uma primeira proposta foi apresentada pelo Executivo Municipal, de correção inflacionária em janeiro, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), projetado em 6%.

Para os vales, tanto o feira como o alimentação, o índice será o mesmo. Para o presidente do sindicato da categoria, João Batista Gomes, este é o primeiro passo das negociações, a partir de proposta apresentada pelo Governo Municipal. “Ouvimos a proposta e vamos discutir com os servidores em assembleia nesta quinta,” destaca.

Entre as mudanças já apontadas pelo sindicato, está o indicador. O grupo defende que a correção seja feito pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “Esse indicador aponta mais a realidade da categoria, já que analisa a inflação entre pessoas com renda entre um e cinco salários mínimos. Já o IPCA avaliar entre um e 40 salários. Hoje mais de 80% dos servidores de Venâncio Aires recebem até cinco salários mínimos de renda,” explica Gomes.

Apesar da primeira proposta apresentada, o dirigente afirma que serão avaliados novos parâmetros para discussão. Entre as metas da categoria é de garantir além da correção, também a reposição de 1% nos salários, referente a 2020. “Essa é uma linha de defesa do sindicato. O prefeito nos relatou que o momento é de incertezas, o que dificulta propostas diferentes. Além disso, deixou em aberto, se a situação da economia melhorar no primeiro quadrimestre de 2023, poderá ser reavaliada a reposição,” destaca.

A expectativa da presidência do sindicato dos servidores é de concluir as negociações entre categoria e poder Executivo até o início de novembro, quando o reajuste será incluído no orçamento do próximo ano.

FOTO: Divulgação

Olá Jornal