Quase metade dos veículos que trafegam pela RSC-287 usam TAG para pagamento automático do pedágio

Olá Jornal
janeiro05/ 2024

Na busca constante por tecnologias que melhorem a mobilidade e proporcionem uma experiência mais agradável aos motoristas, o uso de TAGs para passagem nos pedágios da RSC-287 vem se destacando como uma solução eficaz. Essa tecnologia, baseada em sistemas de identificação automática, tem como objetivo principal agilizar o processo de cobrança de pedágios, e proporcionar maior comodidade aos usuários.

E o investimento feito pela Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, para fomentar essa tecnologia, somado às ações de incentivo ao uso das TAGs, já se reflete em números. Levantamento da concessionária aponta que 47% dos veículos que utilizam a rodovia já utilizam TAG para passar nas cancelas. O número é 27% maior se comparado ao dado de agosto de 2021, quando a concessionária assumiu gestão da principal rodovia do Vale do Rio Pardo no trecho de 204 quilômetros, entre Tabaí e Santa Maria.

De acordo com gerente de Operações e Conservação, Ricardo Abreu, o crescimento no uso dos dispositivos de passagem automática é ainda maior se considerado apenas caminhões, chegando a 60%. Atualmente, todas as cinco praças de pedágio da RSC-287 contam com ao menos uma pista exclusiva para a modalidade. “Em todas as praças contamos com pista para passagem automática nos dois sentidos, além das manuais, que também podemos alternar para automática. Acreditamos muito nessa forma de pagamento pois ela representa mais segurança, conforto e agilidade para os motoristas durante as viagens”, salienta.

O uso das TAGs – Além de aumentar a segurança viária, a utilização do dispositivo permite ao motorista ganhar tempo na viagem e economizar combustível por não precisar realizar a desaceleração e aceleração do veículo. A medida também traz ganhos ambientais com a redução nas emissões de gás carbônico (CO2). As TAgs funcionam por meio de um dispositivo eletrônico instalado no veículo. O equipamento emite um sinal que é captado por antenas localizadas nas cabines de pedágio. Essa comunicação permite a identificação rápida e automática do veículo, possibilitando a cobrança eletrônica do pedágio, sem a necessidade de parada. Os usuários interessados em adotar essa tecnologia precisam adquirir uma TAG, que é um pequeno adesivo com o dispositivo eletrônico incorporado, fixado no para-brisa do veículo, garantindo a eficácia na leitura durante a passagem pelos pedágios.

CRÉDITO: AI Rota de Santa Maria/Sacyr/Four Comunicação

Olá Jornal