s 14 dias da 37ª Oktoberfest – de 6 a 9, 11 a 16 e 20 a 23 de outubro – registraram um público circulante de mais de 400 mil pessoas, incluindo expositores, prestadores de serviços (recepção, alimentação, bilheteria, vigilância, limpeza e segurança), acessos gratuitos e ingressos de cortesia distribuídos em função da Lei de Incentivo à Cultura Federal, bem como os envolvidos nos dois desfiles temáticos, realizados no domingos, 16 e 23 de outubro. Os números finais do evento foram divulgados pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Coordenação Executiva da 37ª Oktoberfest, na tarde desta sexta-feira, 28 de outubro. Além do público que circulou pelo Parque da Oktoberfest e pela cidade durante os dias da festa, a Assemp também divulgou o número de pagantes, que totalizou 88.472 pessoas.
De acordo com o presidente da Assemp, Fabio Costa de Borba, o evento alcançou plenamente seus objetivos em termos de público, de integração com a comunidade, de sustentabilidade e de movimentação na economia do município. “Sabemos o quanto a festa representa para a economia, direta ou indiretamente. Estimamos, de uma forma muito moderada, que o impacto econômico, envolvendo o movimento no parque, hotéis, restaurantes, comércio e serviços em geral seja superior a R$ 50 milhões”, assegura. “Já a geração de empregos, de forma direta, chega 5 mil pessoas, principalmente prestadores de serviços das área de montagem, manutenção, elétrica, shows, recepção, bilheteria, segurança e limpeza”, complementa a presidente da Coordenação Executiva da 37ª Oktoberfest, Roberta Pereira.
Números que também chamam a atenção referem-se ao consumo de alimentos e bebidas. Nos 35 pontos de alimentação espalhados pelo parque, que comercializaram desde lanches rápidos até buffet de comida típica, inclusive com as novidades do costelão, do bretzel, do poke e do sushi, foram consumidas mais de 120 toneladas de comida, 57 mil litros de água e refrigerante e 3,5 mil litros de Mikes. Já o consumo do chope oficial Spaten ultrapassou 150 mil litros, superando a expectativa e quebrando o recorde de 134 mil litros, além de 4,5 mil litros do tipo Patagônia. “São números que merecem ser comemorados, pois demonstram a grandiosidade do nosso evento”, completa Borba. O Balanço Financeiro do evento deve ser apresentado pela Assemp ao Município de Santa Cruz do Sul em até 60 dias.
Feira da Agroindústria – A meta de comercializar mais de meio milhão de reais em produtos na Feira da Agricultura Familiar também foi superada. De acordo com o coordenador da Agroindústria Familiar, Carlos Correa da Rosa, o novo local exclusivo para os pequenos produtores foi um sucesso de público e de vendas. “Ao todo, foram mais de R$ 542 mil comercializados, com destaque para as vendas doce de leite, queijos, embutidos e cachaças”, completou Correa.
Copos retornáveis – Novidade na 37ª Oktoberfest, o uso de copos retornáveis foi um grande sucesso. Na prática, a novidade – instituída em parceria pela Assemp, Coordenação Executiva, Município de Santa Cruz e Ambev – representou quase duas toneladas de lixo evitados com os copos descartáveis. “Além de gerar menos lixo e um menor impacto ambiental, ainda tivemos um parque mais limpo”, salientou a presidente.
Gratuidade – Com o tema Vida – Alegria – Saúde e a proposta de aproximar a desta festa da comunidade, a 37ª Oktoberfest teve, ainda como grande destaque, os horários de gratuidade em todos os dias do evento, que proporcionaram um fluxo maior de visitantes, principalmente de Santa Cruz do Sul e região. “Ficamos muito felizes com o movimento no parque em praticamente todos os dias, incrementando as vendas da gastronomia e da feira”, completa a presidente da Festa da Alegria, Roberta Pereira. A ampliação do período da festa, realizada em três finais de semana, que será mantido para 2023, também foi uma novidade que agradou ao público.
Pesquisa avalia a Feirasul
Mais de 80% dos expositores que participaram da Feirasul, realizada junto à 37ª Oktoberfest, pensam em voltar para a edição do ano que vem. É o que mostra uma pesquisa que ouviu 69 empreendedores que expuseram seus produtos nos pavilhões 2, 3 e 4 da Feirasul, além da parte externa dos pavilhões. O levantamento, realizado pela Assemp, ainda incluiu questionamentos referentes ao volume de visitantes, avaliação das vendas, segurança, limpeza, dentre outros quesitos.
Conforme a pesquisa, os expositores consideraram o volume de visitantes o maior das últimas três edições do evento. Ao todo, 82% dos entrevistados classificaram o público como bom ou muito bom. Também em com comparativo traçado com as festas de 2021 e 2019, a avaliação de vendas superou a expectativa. Se no ano passado apenas 0,9% classificou as vendas como muito boas, esse ano o percentual saltou para 18%. Outros 50% consideraram que as vendas na Oktoberfest deste ano foram boas, e outros 30%, regular.
No que diz respeito a avaliação geral da Feirasul, 90% dos empreendedores definiram o evento como bom ou muito bom e ainda pontuaram que entre os principais motivos que os fazem vir até a Oktoberfest, estão: vender, expor a marca e conquistar novos consumidores.
CRÉDITO: Four Comunicação/AI Assemp