Público aproveita acesso gratuito inédito na 37ª Oktoberfest

Guilherme Siebeneichler
outubro26/ 2022

O acesso gratuito à 37ª Oktoberfest, uma das novidades desta edição, foi prestigiada pelo público. Oferecida em todos os dias da festa na abertura dos portões, a oportunidade chamou a atenção dos visitantes que aderiram a iniciativa.

Em todos os dias foi possível verificar filas até uma hora antes da abertura dos portões. A entrada grátis ocorreu sempre na primeira hora de acesso, quando o parque abria às 17h, e nas duas primeiras horas aos fins de semana, quando a abertura se dava às 10h.

A iniciativa foi uma das principais metas da presidente Roberta Pereira, que comemora o resultado. “As gratuidades com certeza levaram pessoas que ou não iriam à festa, ou que iriam apenas uma vez e acabaram indo várias vezes. Então eu acho que a gente cumpriu o nosso papel de se aproximar da comunidade, de possibilitar esse acesso e essas pessoas vieram, aproveitaram as atrações, consumiram na festa então pra mim enquanto presidente, foi realmente algo muito bom e que foi muito bem aceito pela nossa comunidade. Eu tenho a sensação de dever cumprido junto com todo o time da Oktoberfest e fizemos uma grande festa”, avalia.

Além de atender a um desejo da comunidade, a gratuidade ainda contemplou a Lei de Incentivo à Cultura Federal, que viabiliza a programação de danças.

Além disso, como forma de incentivar a preservação dos costumes, pessoas com traje típico alemão pagaram meio ingresso no acesso ao Parque da Oktoberfest. Também houve valores diferentes conforme o turno da festa.

ATRAÇÕES
Inspirada nas tradições alemãs, a Oktoberfest contou com uma diversificada artística e cultural, como ronda folclórica com bandinha itinerante, apresentações de grupos de danças folclóricas de Santa Cruz do Sul, região e até de outros estados, como Paraná; bailes típicos no Pavilhão Central, jogos germânicos, concursos de prato típico e decoração de lojas e residências, oficinais de gastronomia, entre outros.

Na sexta-feira, 21, a festa recebeu a visita do Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Simandl, e no domingo, do governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, acompanhado pela primeira-dama, Sônia Vieira.

Na noite de sábado, o destaque ficou por conta da última noite de shows nacionais, com Thiaguinho, Israel & Rodolffo e Ana Clara. A Arena de Shows já tinha sido palco nesta edição de Alok, Rooftime, Netto & Henrique, Henrique & Juliano, DJ Flávio Steffli, Jorge & Mateus, Pedro Libe e DJ Cabeção.

Já no domingo, o segundo desfile reuniu cerca de 50 mil pessoas ao centro da cidade, com a participação de 4,8 mil figurantes e 10 carros alegóricos.

Guilherme Siebeneichler