Foi apresentado e entregue na manhã desta terça-feira, 20, ao prefeito Jarbas da Rosa e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, o relatório de atividades de assistência técnica e extensão rural e social do Escritório Municipal da Emater-RS/ASCAR 2022. Com a definição de dez prioridades de trabalho, o relatório destaca a redução da dependência econômica da agricultura venâncio-airense em relação ao tabaco e o protagonismo da mulher rural no município.
Com ações nas áreas de abastecimento, acesso as políticas públicas, bovinocultura de leite, crédito rural, solos, agroindústria, erva-mate, assistência técnica e extensão rural para mulheres, saneamento básico e segurança e soberania alimentar, o gerente do escritório local da Emater, Vicente Finn, ressaltou a importância do trabalho integrado no município. No ano, a Prefeitura repassou para complemento de assistência técnica, o valor de R$ 20 mil mensal. Entre os destaques, o trabalho com as mulheres no campo, por meio de atividades com os grupos de Clubes de Mães do interior e a inclusão social de mais de 1.520 mulheres atendidas pela instituição.
“As atividades coletivas oportunizam às mulheres tratarem questões que muitas vezes não eram discutidas em outros ambientes. A valorização e o protagonismo dessas mulheres ficaram evidentes nas atividades desenvolvidas ao longo do ano”, avaliou a extensionista da Emater e mediadora dos eventos com as mulheres, Viviane Röhrs. Além disso, a colaboração do CRAS Volante e do Gabinete da Vice-Prefeita, Izaura Landim, foi ressaltada pelo grupo.
Com relação ao tabaco, o relatório da Emater também destacou a diversificação alcançada nos últimos anos, que reduziu a dependência agrícola do tabaco. Em 2005, quando iniciou o relatório, Venâncio Aires possuía 84% de dependência do tabaco. Hoje, apesar do crescimento da cultura em mais de 130%, a diversificação possibilitou a redução da dependência econômica em menos de 50%.