Horários e condições especiais para garantir os presentes de Natal no comércio de Venâncio

Olá Jornal
dezembro21/ 2022

Horários especiais e condições de pagamento buscam atrair consumidores para o período de Natal, o principal em vendas para o setor do comércio. Até sexta-feira, 23, as lojas venâncio-airenses atendem em horário especial, abertas até as 21h. Conforme a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva), o movimento está dentro das expectativas e deve aumentar com a proximidade da véspera do Natal.

A entidade venâncio-airense segue a tendência regional de crescimento projetado em vendas, de 5%. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a expectativa agora é de uma movimentação intensa, a medida em que os dias avancem na proximidade com o Natal.

“Já é uma tradição do varejo da região abrir as lojas em horários especiais, para dar acesso ao consumidor, para que possa fazer suas compras de Natal. Esta é a data mais importante no nosso calendário, e por isso, há todo um esforço para ampliar o horário e garantir as vendas”, diz.

Com a expectativa de crescimento nas vendas na casa dos 5%, resultado do desempenho do varejo ao longo do ano, somado à projeção das entidades que compõe a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), apontam para um desempenho positivo no fim de ano. “Colabora com isto, também, este horário ampliado, com lojas abertas à noite”, avalia Spode.

Além de lojas abertas para as compras de Natal até as 21h ao longo da semana, a véspera, dia 24 de dezembro, e no dia 31, o comércio estará aberta até as 17h. As definições do calendário de fim de ano ocorrem em acordo entre o Sindilojas Vale do Rio Pardo, e o Sindicato dos Comerciários.

GASTOS
Sobre os gastos com as comemorações de fim de ano, estudo da CDL aponta que a tendência é conservadora, justificada pela insegurança do cenário econômico. Portanto, 53% pretendem gastar o mesmo que em 2021; 33% acreditam que gastarão menos, e 14% devem gastar mais. Além da renda mensal, utilizada para as compras por 58% dos entrevistados, parte dos consumidores utilizará o crédito para compor seus gastos (45%), assim, os entrevistados pretendem pagar pelas compras de fim de ano com o salário do mês (58%), com o cartão de crédito (45%) -nos resultados da pesquisa de 2021, 30% disseram que pagariam no cartão de crédito-, 19% com o 13º salário, 3% no crediário, 1% com empréstimo familiar e menos de 1% obterá crédito em uma financeira.

FOTO: Divulgação/Agência Brasil

Olá Jornal