Projeto Caminhadas na Natureza está em fase de conclusão

Olá Jornal
março11/ 2024

O projeto intitulado “Caminhadas na Natureza” e “Aprendendo Turismo nas Escolas Públicas do Vale do Rio Pardo”, oriundo da Consulta Popular 2019/2020, e que foi implementado em maio do ano passado, chega a sua fase de conclusão. A proposta contempla 12 municípios da região, sendo eles Arroio do Tigre, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Tunas, Vale Verde e Venâncio Aires.

O projeto busca desenvolver o turismo rural na região do Vale do Rio Pardo, contemplando atividades como: caminhadas na natureza, junto à turma de alunos das escolas municipais, com o intuito de socializar os conceitos de turismo rural e educação ambiental; aquisição de estruturas móveis; produção de material de divulgação e informativo; conscientização de preservação do meio ambiente; seminário com os agricultores e empreendedores dos municípios para contextualização do projeto.

O Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/Jacuí) é a entidade executora do projeto no valor de R$ 355.855,34, que, após a licitação, ficou em R$ 229.448,00. E a empresa responsável é a AMPLAR – Gestão Sustentável, de Minas Gerais. Dentro do cronograma proposto, a empresa já produziu conteúdo para divulgação dos eventos nas redes sociais, vídeos institucionais, materiais de brindes para os participantes, mapeamento dos pontos turísticos dos 12 municípios, além da criação de uma rota com identidade visual, seguindo a metodologia da Rede Brasileira de Trilhas.

O caminho, intitulado “Caminho Serras e Vales”, que liga os 12 municípios e tem em torno de 500 quilômetros, está seguindo a metodologia da REDE – que é uma ferramenta do Governo destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país. O Caminho Serras e Vales esteve representado no 2º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso, que aconteceu ano passado vem São Francisco de Paula. “Momento ímpar de apresentar as paisagens maravilhosas do Vale do Rio Pardo”, destacou Mariana Siciliano, Engenheira Agrônoma e Analista Ambiental da AMPLAR.

Conforme previsto, cada município contemplado pelo projeto irá receber os seguintes materiais de divulgação: 10 placas de sinalização, quatro mesas, dois gazebos, 50 camisetas, 50 garrafas e 500 folderes, inicialmente sob termo de cessão de uso, após doação. As caminhadas irão socializar os conceitos com os anos de turmas finais do ensino fundamental das escolas dos municípios beneficiados, visando ampliar o contato com a natureza, a valorização da cultura local e a preservação do meio ambiente.

As três primeiras caminhadas foram realizadas no dia 6 de março nos municípios de Ibarama, Arroio do Tigre e Tunas. Em Ibarama a experiência foi socializada com estudantes da escola Luiz Augusto Colombelli. Em Arroio do Tigre, com alunos das escolas Balduino Thomaz Brixner, Jacob Rech Segundo e Ervino Alberto Guilherme Konrad. Em Tunas, com a escola Henrique Francisquet
e Laura Klaudat (grupos ambientais).

O presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, diz que espera que este investimento através de recursos advindos da Consulta Popular possa contribuir para o desenvolvimento do turismo regional e estabelecer legado de contribuição. Já o secretário executivo do CI/Jacuí, Felipe Secretti, manifestou que, desde o seu início, o projeto tem sido um catalisador para a promoção do turismo sustentável, bem-estar da comunidade, conscientização e conservação do meio ambiente.

“Ao longo do planejamento e implementação, testemunhamos o compromisso incansável de todas as partes envolvidas na concretização do projeto Caminhadas na Natureza, que trará benefícios tangíveis para as comunidades, desde o estimulo ao comércio local, até a promoção da saúde e do bem-estar através da atividade física ao ar livre”, conclui.

Confira o cronograma com as próximas caminhadas:
Santa Cruz do Sul 12/03/2024 Escolas convidadas do programa de Diversidade Rural
Lagoa Bonita do Sul 13/03/2024 EMEB Rainha dos Apóstolos
Estrela Velha 14/03/2024 EMEF Álvaro Rodrigues Leitão e EEEF Itauba
Rio Pardo 15/03/2024 EMEF Antônio Olinto Meurer e EMEF João Maria Corrêa
Vale Verde 18/03/2024 EMEF Nero Pereira de Freitas
Encruzilhada do Sul 19/03/2024 EMEB Adão Freitas Fonseca e EMEB Anjo da Guarda
Passa Sete 20/03/2024 EMEF José Rech
Passo do Sobrado 21/03/2024 A definir
Venâncio Aires A definir

Olá Jornal