Projeto arquitetônico do Calçadão recebe ideias até 14 de novembro

Olá Jornal
novembro01/ 2019

Uma reunião nesta quinta-feira, 31, no Ministério Público definiu um novo caminho para as obras de reestruturação do calçadão.  Até o dia 14 de novembro, quem tiver interesse em opinar sobre o projeto de remodelação do calçadão deverá protocolar as propostas na Prefeitura. A definição partiu do Promotor Pedro Rui da Fontoura que alinhavou o caminho com Poder Público, empresários e com o grupo que é contrário ao projeto apresentado inicialmente pela Prefeitura.

Uma parceria entre o Poder Público e os empresários busca realizar uma séria de melhorias, que vão desde a criação de novas vagas de estacionamentos, reformulação do passeio público e novas estratégias de ajardinamento. No entanto, o trabalho conjunto foi questionado por um grupo de arquitetos e urbanistas que levou a discussão até o Ministério Público.

A Prefeitura, os empresários e o grupo contrário à proposta apresentaram suas ideias no encontro. Os proprietários e comerciantes do calçadão, que irão arcar com boa parte do recurso da obra, pediram agilidade no processo para que possam logo iniciar as melhorias. Com diversas ideias e propostas de melhorar o projeto arquitetônico feito pela Administração Municipal, os profissionais solicitaram os arquivos do plano para que possam protocolar as propostas. Depois do dia 14 e até o dia 29, a Administração irá estudar e ver a viabilidade das ideias e aprovar a inclusão ou não delas com os empresários locais. A ideia é de que no início de dezembro o projeto seja finalizado e que as obras possam começar nos primeiros meses de 2020.

Ainda na tarde de hoje, a Secretária Jalila Heinemann disponibilizou os estudos e documentos para a Associação dos Arquitetos (ASSEAVA) do Município e os interessados irão buscar os materiais junto à entidade de classe. No entanto, Jalila colocou o e-mail dela ([email protected]r) à disposição de quem tiver interesse em olhar os materiais e também protocolar opiniões e ideias ao projeto. “Trabalhamos com total transparência e por isso todos que quiserem opinar serão bem-vindos. A proposta apresentada pela Administração em junho deste ano, contemplou as demandas dos empreendedores e proprietários do local, sendo criação de vagas de estacionamento, solução para as tipuanas e melhoria na pavimentação dos passeios, além de contemplar acessibilidade, sinalização, mobiliário urbano, iluminação e outros”.

O Prefeito Giovane Wickert também salientou a importância do Projeto e a preocupação em chegar logo ao um ponto de equilíbrio para que se possa dar continuidade ao projeto. “Precisamos das sugestões e a partir disso a execução desta obra porque é preciso logo iniciarmos estas reformas e assim conseguirmos melhorar a autoestima do nosso calçadão, dos nossos empresários, comerciantes e claro da população. Sabemos que chegar a um denominador comum é difícil, mas todos concordamos que é necessário logo de uma intervenção no local para melhorar o que é um dos nossos principais cartões postais da nossa cidade”.

Olá Jornal