Programa de erradicação do trabalho infantil da JTI chega ao Paraná e a Santa Catarina e amplia presença no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
junho12/ 2023

O programa ARISE (Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação), da Japan Tobacco International (JTI) está em expansão e chega a municípios do Paraná e Santa Catarina, além de ampliar sua presença no Rio Grande do Sul. O objetivo é gerar ainda mais impacto na luta contra o trabalho infantil no campo, tema que tem um dia dedicado apenas a ele: 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

O combate a essa prática desafia a sociedade, que apesar de esforços do setor público e privado, ainda registra números alarmantes: segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), de 2019, cerca de 1,8 milhão de crianças entre 5 e 17 anos se encontravam em situação de trabalho infantil no Brasil, dos quais mais de 70% exerciam alguma função laboral em propriedades rurais da própria família ou empresas do setor agrícola. “Essa luta depende da união de esforços de toda rede envolvida como escola, autoridades de segurança, assistência social, empresas e poder público. Nesses mais de 10 anos de atividades do programa ARISE já foram beneficiadas mais de 5 mil crianças e adolescentes em diferentes iniciativas que passam pelas oficinas e cursos no contraturno nas escolas parceiras”, afirma Coretti La Cava Junior, diretor de EHS & Sustentabilidade da JTI.

O programa da JTI chega neste ano a duas cidades da região de Alto Vale e Planalto Norte de Santa Catarina e a três cidades da região Centro-Sul do Paraná, estados onde ainda não havia ações do ARISE. “Nessas localidades, avaliaremos as principais necessidades e faremos um diagnóstico participativo com lideranças para oferecer um “enxoval” de práticas que serão implementadas principalmente em escolas”, ressalta a supervisora de Projetos Sociais da JTI Brasil, Marinês Kittel, que acrescenta ainda que “a empresa está em fase de apresentação do programa e de assinatura de termos de compromissos com as prefeituras dos municípios”.

A JTI expandirá o programa para mais quatro municípios no Centro do Rio Grande do Sul. No Estado, a empresa já atua nas cidades de Arroio do Tigre, Ibarama, Sobradinho, Lagoa Bonita do Sul, Venâncio Aires, Passa Sete, Segredo, Boqueirão do Leão, Agudo e Vale do Sol. No total, serão mais nove municípios que farão parte da expansão. “Em todas as cidades em que atuamos, contribuímos na prevenção e erradicação do trabalho infantil nas lavouras de tabaco por meio da inclusão, acesso à educação e a geração de renda nas propriedades rurais, além de dar suporte às iniciativas públicas e privadas, com fortalecimento das redes de proteção à criança e ao adolescente”, destaca Marinês.Dentre as diversas atividades deste ano, nos 10 municípios que contam com o programa ARISE, já se iniciaram aulas de contraturno para mais de 400 alunos. No Vale do Sol, por exemplo, acontece o curso de Técnicas Agrícolas, Educação Ambiental e Gestão Rural, com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de duas escolas do município – São João Batista e Felipe dos Santos. “É a primeira vez que o município recebe o curso que já

formou sete turmas em Arroio do Tigre onde, em junho, retomaremos as atividades para mais uma turma de 40 jovens”, relata Marinês.

O programa do ARISE, além de contribuir para a educação de estudantes, vem promovendo apoio às redes de proteção da criança e adolescente, implementação e monitoramento dos planos municipais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, capacitação de mães, organização de agroindústria para agricultoras lideranças femininas, programa de Aprendizagem Rural, entre outras ações. 

De 2012 a 2022:

  • 4.878 crianças participaram de oficinas de contraturno escolar
  • 17.521 crianças se beneficiaram do programa de melhorias de escolas
  • 277 jovens foram treinados no curso de Técnicas Agrícolas e Gestão Rural
  • 15.744 crianças participaram de atividades de conscientização sobre trabalho infantil
  • 2.969 professores foram treinados sobre os riscos do trabalho infantil
  • 210 pessoas da Rede de Proteção da Criança e Adolescente capacitadas
  • 29 escolas já se beneficiaram das melhorias oferecidas pelo programa
  • 7 escolas receberam painéis solares (valor economizado com energia é aplicado para financiar as oficinas de contraturno escolar)
  • 96 mães​ treinadas em empreendedorismo​ e cooperativismo para formar seu negócio.
  • 723 mães​ obtiveram acesso às atividades de geração de renda e investimentos
  • 1.200 técnicos agrícolas treinados
  • 207 produtores treinados em mecanização agrícola e em informática
  • 137.163 participantes de eventos para conscientização sobre trabalho infantil.

ARISE 

A Japan Tobacco International (JTI) criou o programa global Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE) em 2011. Com atividades voltadas à educação no contraturno escolar, o projeto já tocou a vida de aproximadamente 5 mil crianças e jovens ao longo de sua existência, com 500 deles participando do programa em 2022. 

Ao todo, o Programa ARISE no Brasil beneficia municípios do Estado do Rio Grande do Sul: Vale do Sol, Boqueirão do Leão, Venâncio Aires, Agudo, Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete – levando conhecimento aos jovens e à rede capacitada, além de ensinar novas fontes de renda para melhorar as condições das famílias e das comunidades. Ibarama, Segredo, Arroio do Tigre e Sobradinho também são municípios que foram impactados pelo ARISE. Em 2023, a meta é expandir para os Estados de Santa Catarina e Paraná.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. 

As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.

CRÉDITO: AI JTI

Olá Jornal